
Diogo Zanatta
Santa Cruz do Sul abre as portas da Casa das Artes Regina Simonis neste domingo, 9, para o espetáculo “As Leves e Discretas”. A partir das 15 horas, a cidade torna-se oficialmente uma das paradas da peça que tem rodado o Rio Grande do Sul questionando a cultura gaúcha pelos olhos de duas palhaças, Beberta e Tagarela, que sonham em abrir o próprio CTG.
Enquanto organizam tudo para a inauguração do centro de tradições gaúchas, Beberta e Tagarela questionam posições de poder, as incitações à violência e o apagamento de mulheres da história do Rio Grande do Sul, que, até então, pareciam disfarçados de uma cultura secular. Dani Dal’Forno, que interpreta Beberta e é uma das idealizadoras, explica sobre o surgimento do espetáculo. “‘As Leves e Discretas’ nasceu de uma inquietação e de um desejo profundo de refletir sobre a nossa cultura enquanto mulheres gaúchas, uma cultura que tanto nos orgulha, mas que nem sempre nos representa”, destaca.
Neste ano, o Rio Grande do Sul fortaleceu suas instituições voltadas à proteção de mulheres por conta da escalada da violência. Dani destaca, entretanto, que foi nesse Estado, como palhaças, que o processo da construção do espetáculo se revelou: atravessado pelo riso e pelo choro.
A atual circulação do espetáculo é realizada pelo edital da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do governo do Estado. De Passo Fundo para a Casa das Artes, a peça está circulando por 14 cidades gaúchas pelo projeto “Leves Pelos Pampas: Desafio à história patriarcal”. A entrada é gratuita, e a produção local do espetáculo fica a cargo da atriz, palhaça e produtora Liziana da Rosa.
Serviço
O quê: Peça “As Leves e Discretas” – Projeto “Leves Pelos Pampas”
Onde: Casa das Artes Regina Simonis
Quando: Domingo, 9 de novembro, às 15h
Classificação: 12 anos
Entrada gratuita














