Início Especiais Tecnologia e inovação no Parque Científico e Tecnológico

Tecnologia e inovação no Parque Científico e Tecnológico

Na área tecnológica, a Unisc está adquirindo densidade não só pelos muitos cursos oferecidos nessa área e com os laboratórios que atendem à área, mas também  devido à instalação da  Incubadora Tecnológica da Unisc (Itunisc) e do Parque Científico e Tecnológico da Unisc (Tecnounisc), que está sendo implantado em convênio com o Ministério de Ciência e Tecnologia.
A Itunisc é um setor voltado à criação de novos negócios, que apoia o empreendedor iniciante. Oferece espaço físico, treinamento, consultorias especializadas, orientação empresarial e suporte na elaboração de projetos para busca de recursos não reembolsáveis junto a órgãos de fomento.
De acordo com o coordenador da Itunisc, Fernando José Stanck, o objetivo da Incubadora é apoiar a formação e a consolidação de micro e pequenas empresas tecnologicamente inovadoras, em demandas de interesse da região, promovendo o desenvolvimento e o aumento da renda e criando novas oportunidades de trabalho.
Já o Tecnounisc é um ambiente de produção e gerenciamento de tecnologias voltadas às suas áreas de atuação, sendo um local favorável ao desenvolvimento de empresas de base tecnológica, empreendedoras e de inovação. Seu propósito é desenvolver atividades que promovam a interação e a sinergia entre atividades de pesquisa e de desenvolvimento, que gerem produtos e serviços inovadores. Isso se dá através de um fluxo contínuo de transferência de conhecimento e tecnologia entre universidade, empresas, estado e sociedade.
Fernando explica que a Tecnounisc também presta serviços de consultoria técnica e gestão administrativa, econômica e financeira.
Conforme o coordenador, já existe um protocolo de 17 empresas para os dois ambientes. “O parque vem agregar pesquisa onde as empresas estarão trabalhando em parceria com a Unisc. Um dos papéis do Tecnounisc é ajudar no desenvolvimento econômico da região trazendo novas empresas, fazendo com que empresas-nascentes se tornem maiores produzindo mais e gerando novos empregos, auxiliando na diversificação da matriz produtiva da região e fortalecendo a cultura do tabaco”, sinaliza Stanck.

PARABÉNS
 
 

“Quando a Unisc saiu da condição de faculdades integradas (FISC) para se transformar em Universidade eu era aluno do Curso de Administração. Estar comemorando os 20 anos da instituição, hoje como funcionário, e ser coordenador junto com outros colegas de um projeto tão importante como a implantação do Parque Científico e Tecnológico Regional – TecnoUnisc, além de coordenar também a Incubadora, é prazeroso e gratificante.
Ter a possibilidade de trazer novos projetos para ajudar a diversificar a matriz produtiva da região é muito bom. Estar envolvido em projetos que vão trazer um rumo diferente para economia de Santa Cruz do Sul é algo que me realiza como profissional.
O Parque Tecnológico envolve toda a Universidade e ano que vem estará dentro do campus. É um momento histórico para a Unisc e me sinto privilegiado por fazer parte da instituição e contribuir para seu desenvolvimento.”

Ana Souza

Fernando José Stanck, coordenador do TecnoUnisc e da Incubadora Tecnológica da Unisc

Arquivo/RJ

Incubadora Tecnológica da Unisc está localizada na Rua Marechal Floriano, próximo ao Corinthians Sport Club

 
 
Podem fazer parte do Tecnounisc
– Empresas de base tecnológica, inovadoras, empreendedoras e ambientalmente sustentáveis;
– Empresas que já investem ou que desejam investir em tecnologia e inovação;
– Empreendedores que desejam iniciar uma empresa voltada à inovação e tecnologia;
– Empresas incubadas na Itunisc;
 
Áreas de atuação
– Tecnologia da Informação e da Comunicação;
– Tecnologia Ambiental;
– Biotecnologia;
– Óleoquímica; e
– Tecnologia em Sistemas e Processos Industriais.