Início Política Telmo: 'Nosso projeto precisa continuar'

Telmo: 'Nosso projeto precisa continuar'

LUANA CIECELSKI
[email protected]

Telmo José Kirst (PP), 72 anos, possui um longo histórico na política desde o cenário municipal até o nacional. Já foi vereador de Santa Cruz do Sul, secretário de Estado, deputado estadual, deputado federal pelo Rio Grande do Sul em diversos mandatos, e nos últimos quatro anos atuou no cargo máximo da administração municipal de Santa Cruz, cidade onde nasceu. Nas horas vagas, no entanto, gosta de estar com amigos. Adora futebol e churrasco, tem como principal hobby a leitura e gosta muito de estar com seus quatro netos.

Telmo Kirst lembrou da reforma e reinaugura‹o do Hospitalzinho e da cria‹o da Farm‡cia Municipal da Zona Sul (foto)

Outra atividade que lhe enche de prazer é uma caminhada em torno do Lago Dourado, um espaço dentro da cidade pelo qual tem um carinho imenso, sua “menina dos olhos”, como costumam dizer pela cidade. E é justamente a existência do Lago Dourado e de um projeto esportivo-turístico relacionado a ele, um dos motivos que levou Telmo a querer se reeleger. “Eu não tenho um projeto de poder, mas, sim, um projeto de cidade. Há muitas obras que precisam ser concluídas, entre elas o grande sonho da comunidade santa-cruzense que é o Lago Dourado. Decidi ser novamente candidato porque nosso projeto precisa continuar”, explica.

Ele também aponta como motivo para querer uma reeleição, o fato de que vê uma Santa Cruz mais bonita, acessível e humana. “Santa Cruz está de cara nova”, opina. “Mesmo com a crise, conseguimos fazer importantes investimentos. Santa Cruz tem a melhor saúde pública do Rio Grande, educação de qualidade e uma economia pujante”, aponta. Ele também lembra dos eventos automobilísticos como Stock Car e a Fórmula Truck realizados na cidade, da ampliação das ciclovias, e das diversas melhorias no trânsito que foram realizadas nos últimos quatro anos. Mas Telmo diz que gostaria de fazer ainda mais. “Nossa comunidade merece cada vez mais”, diz. 

Tendo isso em mente, ele pretende implantar um Hospital Público Veterinário para atender os animais vítimas de maus tratos e abandono, criar novas vagas na área da Educação Infantil, implantar a Escola de Tempo Integral, entre outras propostas, para diversas áreas. Confira algumas delas: 

PROPOSTAS 

Segurança

“No meu governo aumentei em vinte por cento o efetivo da Guarda Municipal, dobrei o número de câmeras de videomonitoramento e criei dois novos núcleos de policiamento comunitário em parceria com a Brigada Militar. Até o final deste mês, vamos entregar o Centro Integrado de Segurança e Cidadania. Vamos ampliar as câmeras de videomonitoramento para vários pontos da cidade e vias de acesso ao interior, além de fortalecer os convênios com a Brigada Militar, Polícia Civil e Susepe.”

Saúde

“Transformei o Hospitalzinho em um belo Complexo de Saúde, com plantão pediátrico, ambulância, laboratório e uma farmácia municipal para atender a zona sul. Construímos nove novos postos de saúde e vamos inaugurar mais dois até o final do ano. O bairro Cristal Harmonia e a comunidade de Rio Pardinho receberam academias de saúde. Contratamos mais de 245 novos profissionais, entre médicos, agentes comunitários e enfermeiros, além de informatizar a saúde e fazer a gestão do Cartão SUS, reduzindo o tempo de espera para consultas e exames. Queremos agora implantar um Centro Especializado em Odontologia (CEO), um Centro Especializado em Reabilitação (CER) e um Centro de Acolhimento para atender pacientes com câncer.”

Educação

“Na campanha passada prometi fazer da Educação uma prioridade e fiz. O Estado não paga o Piso dos Professores, mas em Santa Cruz eu paguei e vou continuar pagando os salários em dia dos servidores. Vamos implantar a Escola de Tempo Integral, democratizar o acesso à Internet, em praças e parques e zerar a falta de vagas nas creches.”

Cultura

“Investimos muito em eventos culturais, como a Oktoberfest, o Enart e a Christkindfest. No próximo ano, vamos sediar o Festival de Artes e Tradições Gaúchas de Santa Cruz do Sul. Queremos criar um Centro Cultural com teatro e biblioteca.”

Desenvolvimento Econômico

“Nos últimos quatro anos, o nosso Banco do Povo investiu mais de R$ 10 milhões e atendeu 3.715 micro e pequenos empreendedores. Trouxemos grandes empresas para Santa Cruz, do setor de grãos, náutico, construção civil, distribuição de medicamentos e até o primeiro crematório da região dos vales. Pela primeira vez, Santa Cruz tem um projeto pronto de Plataforma Logística, um investimento de mais de R$ 60 milhões. Queremos implantar um Berçário Industrial para pequenas empresas do ramo alimentício.”

Meio Ambiente

“Vamos ampliar ainda mais a coleta seletiva solidária, gerando mais renda para as famílias que vivem da reciclagem. Vamos atualizar o mapeamento vegetal da cidade, fiscalizar e acompanhar a aplicação do contrato firmado entre a Corsan e o Município, elaborar um Plano Municipal de Drenagem Urbana, criar a Eco Escola no Lago Dourado, além de construir o Hospital Público Veterinário.”

Outras áreas

“Vamos seguir investindo na diversificação do campo, com programas municipais de bovinocultura, fruticultura, olericultura, meliponicultura, piscicultura, avicultura e agroindústria familiar. Vamos buscar recursos para construir a Arena Municipal, a cobertura da pista de laço no Parque de Eventos, e o Centro de Iniciação ao Esporte. Vamos comprar uma pista móvel de skate e mais bicicletas para o Projeto Pedalando no Lago. Vamos seguir ampliando as redes hídricas e poços artesianos no nosso interior e melhorar as estradas com Con-Aid.”