Ana Souza
[email protected]
Depois do temporal ocorrido no dia 20 de outubro, o município mais uma vez foi assolado pelo vendaval e chuva forte que ocorreram entre domingo, 16, e a madrugada de ontem, 17. O temporal atingiu parte do Estado e causou prejuízos no Vale do Rio Pardo.
Segundo o coordenador da Defesa Civil e secretário municipal da Habitação, José Osmar Ipê da Silva, foram realizados 39 atendimentos com destelhamento parcial. “Foram utilizados mais de 500 metros de lona, sendo a Zona Sul a que sofreu mais danos”, relata. Os bairros mais atingidos foram o Santa Vitória, Pedreira, Bom Jesus, Beckenkamp, Esmeralda, Arroio Grande e Cintea.
O forte vento derrubou duas árvores que causaram danos em duas residências. No Bairro Santa Vitória o temporal atingiu a moradia da safrista Maria Regina Rodrigues. Construída em madeira, a residência desabou com a ventania. Foi um grande susto pois a família estava jantando e precisou sair às pressas do local, mas ninguém se feriu.
Prejuízos também foram contabilizados em outros bairros. No Aliança o vento derrubou estufas que eram usadas para o cultivo de flores e no Pedreira cerca de 15 casas foram destelhadas nos condomínios situados na parte alta do bairro.
No Vale do Rio Pardo outras cidades foram atingidas. A MetSul Meteorologia informou que em Rio Pardo os ventos chegaram a cerca de 100km/h, mas não houve registros de destelhamentos, sendo que apenas duas árvores de pequeno porte teriam caído.
Em Vera Cruz, duas árvores de grande porte acabaram por bloquear o trânsito. Uma na Rua Ernesto Wild, próximo à Kopp Tecnologia, e a outra na ERS-409. Após serem retiradas, o trânsito foi liberado.
FALTA DE ENERGIA
O temporal trouxe também prejuízos para a energia elétrica. Diversas casas ficaram sem luz. No Bairro Schulz uma residência, localizada na Rua Farroupilha, teve o muro atingido pela queda de um poste de energia. Conforme a AES Sul, houve registros de falta de energia elétrica nas cidades de Santa Cruz do Sul, em Vale do Sol e Rio Pardo.
Rolf Steinhaus

Ventania e chuva forte causaram transtornos com a queda de árvores, como esta no Loteamento Gramado, Bairro Arroio Grande














