Início Geral Terça é o fim do prazo de declaração do Imposto de Renda

Terça é o fim do prazo de declaração do Imposto de Renda

No mesmo dia em que termina o prazo de entrega, inicia o pagamento do primeiro lote da restituição

Quem ainda não entregou a Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF) tem poucos dias para fazê-lo. O prazo para isso encerra nesta terça-feira, 31. Em nível nacional, a expectativa é de que 34,1 milhões de declarações sejam enviadas para a Receita Federal. Até as 16 horas dessa sexta-feira, 27, quase 29 milhões de documentos foram recebidos pelo órgão.


No Rio Grande do Sul, a projeção é de que 2,4 milhões sejam enviadas, sendo que 1,9 milhão já haviam sido entregues até o mesmo horário de ontem. Em Santa Cruz do Sul, estima-se que 33.163 declarações sejam entregues. Destas, até essa sexta-feira, 27.493 foram enviadas, o que representa 79% do total. Referente à destinação de parte do Imposto de Renda para entidades assistenciais, enquanto que o índice relativo ao ano base de 2020 foi de 7,49% no município, sobre o de 2021 atingia 14,78% ontem.
No mesmo dia em que se encerra o prazo para a entreg

a das declarações, se inicia o pagamento do primeiro lote da restituição. Quem não efetuar o acerto com a Receita Federal dentro do prazo, pagará multa de, no mínimo, R$ 165,74. O valor é de 1% ao mês sobre o imposto devido, limitando a 20% do total.


De acordo com a Receita Federal, o contribuinte tem o prazo de 30 dias para pagar. Após, começam a correr juros de mora (taxa Selic). Em casos em que há declarações com direito à restituição, se a multa não for paga dentro do vencimento, ela será descontada, com respectivos juros, do valor do imposto a ser restituído.


A Receita orienta os contribuintes para que não deixem para a última hora o envio da declaração, pois o sistema costuma apresentar lentidão devido ao fluxo mais intenso de transmissões. Medidas para garantir a estabilidade dos sistemas já foram tomadas, porém ainda pode apresentar alterações.