Início Geral Teste do bafômetro vale a pena

Teste do bafômetro vale a pena

Arquivo RJ/Rolf Steinhaus

Blitz são realizadas em diversos pontos da cidade, normalmente à noite e nos fins de semana

Luana Ciecelski
[email protected]

Atuando no município desde outubro de 2013, o Balada Segura é um convênio entre os governos estadual e municipal, onde uma equipe de fiscais de trânsito da Prefeitura, acompanhados por uma equipe da Brigada Militar, realizam blitz com a intenção de fiscalizar e principalmente educar motoristas. O Programa tem como foco, principalmente o combate à dupla álcool e direção, no entanto, também são fiscalizados os documentos e o uso de equipamentos de segurança obrigatórios.
Durante as abordagens, que acontecem entre quintas-feiras e domingos, entre as 18h e a madrugada, os fiscais e as equipes de projetos educadores, como o Trânsito Vida, que muitas vezes participam, conversam com os motoristas e quem mais estiver no veículo. “A intenção é mudar o comportamento das pessoas. Se vai sair de casa com intenção de beber, se organize para fazer um rodízio entre os amigos, elegendo um motorista da vez ou indo e voltando de táxi. É sobre isso que nós conversamos com as pessoas”, explicou o coordenador do Balada Segura em Santa Cruz do Sul, Alexandre Peixoto.
Só depois é que os condutores abordados são convidados a fazer o teste do etilômetro.  “Se a pessoa não bebeu, normalmente topa na hora, faz o teste e ainda ganha um brinde e material educativo”, contou.
No caso daqueles que forem pegos no teste, Peixoto explica que também não há motivo para pânico. “Se o resultado der entre 0,05 e 0,33 mg/l [de álcool por litro de ar expelido], nós estipulamos um tempo entre 15 e 50 minutos e realizamos o teste novamente. Se no segundo teste o resultado for menor que 0,04 [tolerância do aparelho], ele é liberado e pode ir para casa”, explicou. Se o resultado for maior que 0,04, mas ainda assim menor que o primeiro resultado, o valor menor é que terá validade e é por ele que o condutor responderá.

Teste do etilômetro: Fazer x Recusar

Segundo Alexandre, muitas pessoas possuem a crença de que ao se recusarem a fazer o teste, não estarão gerando provas contra si e evitarão a suspensão da carteira. No entanto, não é bem assim.
Alexandre explica que aqueles que se negam são igualmente multados por infração de trânsito, pela recusa, e sofrerão as mesmas penalidades de uma pessoa que realizou o teste e teve o resultado entre 0,05 e 0,33 mg/l.
Além da multa de R$1.915,00, são computados 7 pontos na CNH por infração considerada gravíssima, é suspenso o direito de dirigir por um ano e após terminado este prazo o condutor terá que se matricular em 30 horas/aula teóricas em um Centro de Formação de Condutores (CFC) de sua preferência para realizar a chamada reciclagem. Só então poderá voltar à direção.

Prisão em flagrante

Apesar de menos comum, as equipes do Balada Segura também já efetuaram a prisões em flagrante. Isso acontece quando um indivíduo faz o teste e tem como resultado um valor acima de 0,33 mg/l.
Nesses casos o indivíduo é indiciado por crime de trânsito por embriaguez ao volante e além de multa, dos sete pontos, da suspensão do direito de dirigir, e da reciclagem, a pessoa é conduzida pelos Policiais Militares até a Delegacia de Policia de Pronto Atendimento (DPPA) onde será lavrado o auto de prisão em flagrante, do qual só será liberado mediante pagamento de fiança estabelecida pelo Delegado de Policia.

Balada Segura 2014 em números

– 16 operações realizadas;
– 600 veículos abordados;
– 93 autuações por embriaguez;
– 23 autuações por documentação vencida;
– 20 autuações por dirigir sem habilitação;
– 7 autuações por direção com CNH suspensa.