Início Geral Tocha Olímpica poderá vir a Santa Cruz

Tocha Olímpica poderá vir a Santa Cruz

Encontro na Prefeitura tratou sobre a passagem da Tocha Olímpica em Santa Cruz do Sul

Representantes da Rio 2016 estiveram em Santa Cruz do Sul nesta quarta-feira, 19, com o propósito de verificar a possibilidade de o município participar do revezamento da Tocha Olímpica. Paola Burle e Antonia Moro reuniram-se com integrantes da Administração Municipal que, através de ofício, já havia manifestado na última semana, o interesse em participar do revezamento.

Esta é a segunda visita que as representantes do comitê organizador fazem ao município e, ao que tudo indica, são grandes as chances de Santa Cruz do Sul receber a tocha nos dias que antecedem a abertura dos Jogos Olímpicos 2016. “Santa Cruz do Sul é uma cidade linda, ficamos encantadas. Estamos avaliando condições como estrutura, limpeza, segurança, geografia e também o interesse da própria Prefeitura em participar. Vamos reunir esses dados e montar um relatório que será encaminhado para análise final”, explicou Paola.

O revezamento da tocha olímpica faz parte da cerimônia de abertura dos jogos e cobre os 26 estados do Brasil e mais o Distrito Federal. Será realizado cerca de 90 a 95 dias antes da solenidade oficial, marcada para o dia 5 de agosto, no Estádio do Maracanã. O revezamento acontecerá em aproximadamente 300 cidades do Brasil, incluindo todas as capitais, e envolvendo 12 mil condutores, ao longo de 20 mil quilômetros. Para estar entre as cidades selecionadas é preciso despertar interesse geográfico, nacional, histórico, cultural, além de outras características que revelem o país.

De acordo com a vice-prefeita Helena Hermany, que participou da reunião com as representantes da Rio 2016, o município está confiante na possibilidade de integrar a rota do maior símbolo dos Jogos Olímpicos. “Tendo em vista a importância deste grande evento para o mundo inteiro e a visibilidade que Santa Cruz do Sul pode ter ao participar de um momento histórico ímpar como esse, estamos torcendo e trabalhando para não deixar escapar esta oportunidade. A comunidade santa-cruzense merece fazer parte desta celebração”, disse.

Como faz parte da tradição em todos os Jogos, a chama será acesa na cidade grega de Olímpia, onde nasceu a Olimpíada na era antiga, no dia 21 de abril de 2016. Depois de um tour pela Grécia, a tocha será repassada ao comitê organizador brasileiro no dia 27 do mesmo mês. No Brasil, o revezamento iniciará no dia 3 de maio, uma terça-feira, na cidade de Brasília.

Esta é a primeira vez na história que os Jogos Olímpicos acontecem na América do Sul. Participam desta edição 10,5 mil atletas de 205 países que, durante 17 dias, em 33 locais de competições, disputam medalhas em 42 diferentes modalidades de 28 esportes. Os jogos envolvem ainda a participação de 45 mil voluntários