Início Geral Tradição | 22ª Romaria da Santa Cruz deve reunir mais de 7...

Tradição | 22ª Romaria da Santa Cruz deve reunir mais de 7 mil pessoas

Caravanas de fiéis de 51 paróquias marcarão presença. Expectativa é de que supere o público da edição do ano passado

Devotos partem em caminhada a partir das 8h30, com acolhida dos romeiros em frente da Igreja dos
Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz
Divulgação/RJ

Luísa Ziemann
[email protected]

O próximo domingo será de devoção em Santa Cruz do Sul. Com o tema “Toma tua Cruz e segue-me”, será realizada no próximo dia 10, em Linha Santa Cruz, a 22ª Romaria da Santa Cruz. Ao todo, 51 paróquias, distribuídas em 40 municípios, devem estar representadas por suas caravanas de fiéis.A expectativa da comissão organizadora é superar o público da edição anterior, que chegou a 7 mil pessoas.

Coordenado pelo padre Lucas Del Osbel, que é reitor do Seminário São João Batista, o evento religioso tem seu início marcado para às 8h30, com a acolhida dos romeiros em frente da Igreja dos Santos Mártires das Missões, em Linha Santa Cruz. Logo em seguida os fiéis iniciam a caminhada de aproximadamente dois quilômetros, que tem como destino o Seminário São João Batista, onde está plantada a cruz da Romaria.

Para as 10h está marcada a Santa Missa no Altar-Monumento, presidida pelo Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli. Às 11h45 será invocada a benção individual da saúde para os romeiros que desejarem. A programação segue no local, com almoço (lanches diversos), apresentações artísticas e momento para confissão. Já durante a tarde, às 13h30, ocorre a Celebração de Envio.

Mas a preparação para a Romaria inicia antes disso, na sexta-feira, quando, às 19h30, será rezada a Via-Sacra no Seminário São João Batista pelo Pe. Lucas Del Osbel e seminaristas do Seminário Interdiocesano São João Batista. Já no sábado, a partir das 14h30, acontece um Encontro Diocesano de Jovens em preparação a Romaria, no Seminário São João Batista.

Os fiéis que participarem da 22ª Romaria podem esperar uma estrutura bem elaborada, pois tudo está sendo preparado com muito carinho para receber e acolher os romeiros. No Seminário haverá estrutura e apoio em serviços de saúde, alimentação e acolhimento. As portas do Seminário estarão abertas a partir das 7 horas de domingo. No local ainda haverá tendas das pastorais com chás e produtos naturais, Livraria Diocesana, tenda de chimarrão e praça de alimentação com lanches diversos (espetinhos, bolachas caseiras, cucas, refrigerante, água mineral e outros). Haverá também um lugar reservado para confissão, bem como a capela também estará disponível.