Início Cultura Tradicionalismo: CTG Rancho da Saudade é o campeão da 35ª edição do...

Tradicionalismo: CTG Rancho da Saudade é o campeão da 35ª edição do Enart

Público de 34 mil pessoas prestigiou o evento que contou com disputas em diversas modalidades

DEIVIS BUENO/ESTAMPA DA TRADIÇÃO
Rancho da Saudade vencedor pela 7ª vez do Enart

Ana Souza
[email protected]

Chama que ascende nosso orgulho de ser gaúcho, assim podemos nos referir ao Encontro de Artes e Tradições Gaúchas (Enart). A 35ª edição reuniu 34 mil visitantes que puderam prestigiar a programação por todos os cantos do Parque da Oktoberfest. A abertura oficial ocorreu na sexta-feira, 18, e o encerramento no domingo, 20. O grande vencedor do Enart foi o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rancho da Saudade, de Cachoeirinha, 1ª RT, que levou o troféu de primeiro lugar na modalidade das danças tradicionais. O Troféu Marca Grande Cuia de Ouro foi para a 13ª RT (rotativo) e o Troféu Destaque para o DT Querência das Dores, da 13ª RT de Santa Maria.


A euforia do público e dos integrantes dos centros tradicionalistas era grande. Aguardavam com ansiedade pelo grande vencedor da noite que recebeu o troféu com gritos de empolgação dos dançarinos. “Uma grande satisfação participar novamente do Enart, uma alegria imensa. Após a pandemia o grupo se juntou ainda mais e se esforçou para chegarmos a esta conquista. Todas as invernadas do CTG deram apoio e hoje estamos aqui novamente como campeões do Enart, enfatizou o patrão do CTG Rancho da Saudade, Tauner Machado de Souza. Esta é a sétima vez que o CTG vence o Enart.
Pela 5ª RT, foram premiados nas modalidades de Gaita de Boca, o 2º lugar para Mario Inácio Becker, do CTG Lanceiros de Santa Cruz; Declamação Masculino, com 1º lugar para Douglas Diehl Dias, do PL Delfino Carvalho e na Danças Gaúchas de Salão para pessoa com deficiência intelectual ou múltipla os vencedores foram os santa-cruzenses, Wellington Graminho e Eduarda Foletto, do CTG Rincão da Alegria.


O sorriso estampado no rosto Wellington e de Eduarda era contagiante. “Ter ganho esse troféu foi uma oportunidade única, já havíamos participado no ano de 2019, disse Eduarda, mas desta vez conseguimos sair com vitória. Foi incrível, não tenho palavras que possam descrever o quão importante isto foi para todos nos. Hoje conseguimos ganhar o troféu e isso é o mais importante, foi inesquecível para mim termos vencido e participar novamente do Enart”, acrescentou Wellington.

Foto: Ana Souza
A premiação para Wellington e Eduarda


O vice-prefeito Elstor Desbessell, representando a prefeita Helena Hermany (Progressistas), na entrega dos troféus de encerramento, enfatizou que foi uma satisfação e um prazer podeR retomar novamente de forma normal. “Sem restrição, nos permitindo assim, recordar os eventos passados. Este ano o desfile surpreendeu a todos nós, pois o público ultrapassou nossas expectativas, o que deixa a todos muito felizes, porque foi muito tempo investido e uma grande preparação. Santa Cruz conseguiu receber a todos os visitantes e participantes de forma especial, trazendo ótimas experiências a todos. Vamos incluir ao próximo ano o desfile juntamente com o Enart e vamos procurar torná-lo cada vez melhor as pessoas.


O maior evento de arte amadora da América Latina contou com dez palcos com apresentações artísticas simultâneas nas mais de 20 modalidades contando mais de quatro mil competidores. Um pavilhão ficou reservado para o Tchêncontro da Juventude Gaúcha ocorrido no sábado, 19. A solenidade de abertura, na sexta-feira, 18, contou com apresentação do campeão de 2019, do 34º Enart, o CTG Tiarayu, de Porto Alegre. No sábado os tradicionalistas se reuniram na Praça Getúlio Vargas para a novidade deste ano do Enart, o Desfile Tradicionalista, pela Rua Marechal Floriano, e a Mostra Artística. O encerramento contou com a extinção da chama crioula, entoação do Hino Riograndense e a entrega dos troféus aos vencedores.


A 35ª edição do Enart é uma promoção e realização do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), contou com o apoio da 5ª Região Tradicionalista, Associação Tradicionalista Santa-cruzense e Amigo Internet, além do patrocínio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul e Fruki, e o incentivo cultural da Philip Morris. Com o financiamento do Pró-cultura RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul.