Início Geral Tradições alemãs celebradas na Oktoberfest

Tradições alemãs celebradas na Oktoberfest

Com o tema Festejando Nossas Tradições, o município de Santa Cruz do Sul (RS) – localizado a 150 quilômetros de Porto Alegre – realiza, de 2 a 13 de outubro, a 29ª Oktoberfest, considerada a maior festa alemã do Rio Grande do Sul. Durante 12 dias, a música, a dança e a gastronomia típicas alemã serão motivo de festa, com uma diversificada programação artística e cultural. Paralelamente, a Feirasul reúne o potencial industrial, comercial e de serviços da cidade e da região, numa grande feira de negócios. A expectativa da Diretoria Executiva da festa é repetir a edição de 2012, quando mais de 400 mil visitantes prestigiaram as atrações. “A nossa festa, que já é sinônimo de alegria, a cada ano se consolida como referência em cultura, preservando as tradições e costumes herdados dos colonizadores alemães”, destaca o presidente da 29ª Oktoberfest e Feirasul, Léo Henrique Schwingel.
 A 29ª Oktoberfest e Feirasul, organizada em parceria pela Associação de Entidades Empresariais (Assemp) e Município de Santa Cruz, inicia com uma caminhada festiva, dia 2, a partir das 19 horas, pelas ruas centrais de cidade. A partir das 20 horas, o Parque abre à comunidade, com entrada franca. Durante todo o evento, as mais variadas opções  de cultura, lazer e entretenimento estão reservadas aos visitantes. Os bailes animados por bandinhas típicas alemãs, no Pórtico, Pavilhão Central e Lonão vão totalizar mais de 300 horas de música, com 37 bandas contratadas. “São as melhores bandas do Estado, dos mais diferentes estilos, desde as típicas alemãs até às grandes bandas de baile, como Passarela e Os Serranos”, destaca Schwingel. Já as apresentações de grupos folclóricos de dança, adultos e infantis, devem reunir mais de 2,2 mil bailarinos do município e de outras regiões do Estado. Na área cultural, destaque ainda para o Encontro de Corais, dia 8, com a participação de sete grupos;  o 1º Torneio Intersociedades de Jogos Germânicos, dia 9; os desfiles de carros alegóricos, nos dois domingos, 6 e 13 de outubro, e na quarta-feira à noite, dia 9; além das atividades diárias na Escola de Culinária Alemã, viabilizada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), junto ao Pavilhão 3; e a Escola de Língua Alemã, em parceria com a Escola Auf gut Deutsch, junto ao Espaço Assemp.

Rodrigo Assmann/Oktobefest

Carolina Appel, Gabriela Rossa e Maria Helena Lersch, as soberanas da 29ª Oktoberfest

Entre as inovações desta edição, destaque para Vila Histórica Germânica, que está projetada para ocupar uma área de 5 mil  metros quadrados, à direita do Pórtico do Parque da Oktoberfest. No local, foram construídas 10 casas para comercialização de produtos coloniais pelas agroindústrias do município, bem como, reproduzidos prédios históricos, como a Igreja Evangélica, Catedral São João Batista e sede da Cooperativa de Crédito Sicredi. Outro espaço diferenciado será a Central de Imprensa, que ganha uma área privilegiada no segundo andar do Pavilhão Central, viabilizada com o patrocínio da JTI e destinada ao atendimento dos veículos de comunicação que vão atuar na cobertura dos eventos.

SHOWS
Quatros shows nacionais vão embalar a Festa da Alegria. O primeiro será com o cantor Naldo, na sexta-feira, dia 4 outubro, com show de abertura de Fat Duo. No domingo, 6, Rodrigo Ferrari abre o show de Luan Santana. Já O Rappa se apresenta na sexta-feira, dia 11; e Latino, no domingo, dia 13. Com produção da Orange, de Porto Alegre, os shows serão realizados em uma arena com capacidade para 20 mil pessoas, montada junto ao Campo Municipal do Parque da Oktoberfest. “Em caso de chuva, a área coberta pode abrigar oito mil pessoas”, enfatiza Schwingel. Os ingressos promocionais para os shows, bem como passaportes e permanentes para acesso à festa, podem ser adquiridos pelo site www.oktoberfestsantacruz.com.br

Regras para crianças e adolescentes

Com intuito de respaldar a atuação do Conselho Tutelar e da Brigada Militar, a Diretoria Executiva da 29ª Oktoberfest divulgou as regras para acesso de menores de idade ao Parque da Oktoberfest e shows durante os dias de evento. As normas seguem a orientação da Portaria nº 02/2013, publicada pelo Juizado Regional da Infância e Juventude.
As regras permanecem praticamente iguais às do ano passado, mas com pequenos ajustes.  O Termo pode ser encontrado no site da festa – www.oktoberfestsantacruz.com.br. Nele devem ser informados alguns dados essenciais, como o nome do responsável, município e estado residente, número do documento de identidade, telefone celular para contato, além da identificação da criança. A Diretoria Executiva da 29ª Oktoberfest e Feirasul ressalta que a cada ingresso ao Parque, será necessária a entrega de um novo documento preenchido.

Rodrigo Assmann/Oktobefest

Acesso de crianças ao parque tem regras definidas

As crianças com até seis anos deverão estar acompanhadas de um adulto, receber e usar uma pulseira, com o seu nome, do responsável e o número de um telefone para contato. Os pequenos com idade entre sete anos e adolescentes com até 14 anos deverão estar acompanhados e terão que apresentar o Termo de Responsabilidade. Caso o acompanhante não seja o guardião legal, deve ser apresentada também, junto ao Termo, uma autorização do seu tutor com firma reconhecida em cartório, com identificação de quem o acompanha. Já os jovens com idade entre 15 e 17 anos poderão ingressar sozinhos no parque e em shows, mas deverão apresentar carteira de identidade e o documento, preenchido e assinado pelo responsável legal, com firma reconhecida.