
Fundado em 13 de maio de 1948 por um grupo de profissionais da Contabilidade que vislumbrou a necessidade da criação uma associação que representasse os interesses da classe, o Sindicato dos Contadores e Técnicos em Contabilidade do Vale do Rio Pardo (Sincotec-Varp) é referência para os profissionais da Contabilidade. Além disso, o Sincotec-Varp tem participado ativamente de ações que beneficiam as comunidades onde atua e participa de conselhos em Santa Cruz do Sul como o Comitê Tributário Permanente e o Conselho Comunitário da Apesc. A entidade ainda faz parte da Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) e possui um cargo na diretoria da Federação dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul (Federacon-RS).
Desde o início de 2019, o Sincotec-Varp é presidido por Rugard Henri Kanitz, tendo como vice-presidentes Norberto Raul Haas e Angela Maria Bordignon Jaromicz. O sindicato promove cursos de qualificação dos profissionais da Contabilidade do Vale do Rio Pardo, assim como beneficia seus associados com produtos e serviços de interesse da categoria como Unimed, Uniodonto, certificação digital, plano de telefonia, Medicina do Trabalho, entre outros convênios. A entidade ainda sedia um dos 17 escritórios regionais do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC/RS). O sindicato também é responsável pelo encaminhamento da documentação relativa a pedidos de registro profissional e cadastramento de escritórios.
Sediado em Santa Cruz do Sul, o Sincotec-Varp conta como associados cerca de 40% dos mais de mil profissionais do Vale do Rio Pardo com registro no Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRC-RS). A sua base territorial é composta por 21 municípios da região: Arroio do Tigre, Barros Cassal, Candelária, Estrela Velha, Herveiras, Gramado Xavier, Ibarama, Jacuizinho, Lagoa Bonita do Sul, Passo do Sobrado, Passa Sete, Rio Pardo, Salto do Jacuí, Santa Cruz do Sul, Segredo, Sinimbu, Sobradinho, Tunas, Vale do Sol, Venâncio Aires e Vera Cruz.














