Início Geral Trânsito: Alteração de velocidade em busca de fluidez

Trânsito: Alteração de velocidade em busca de fluidez

Diego Dettenborn – [email protected]
 
O trânsito santa-cruzense é considerado, por especialistas, um dos mais complicados do estado. Como se não bastasse a frota de veículos que chega a assombrosos 78 mil, até mesmo as vias acabaram se tornando motivo de preocupação. Um estudo realizado por membros da Secretaria de Transportes resultou em alterações no limite de velocidade em diversas ruas com objetivo de fluidez no trânsito.  
Para trabalhar no sentido de melhorar o fluxo no trânsito local, a Secretaria de Transportes levou em conta, durante cerca de 60 dias, o andamento de veículos nas áreas analisadas e a circulação de pedestres. Outro ponto levado em consideração foi a estrutura das vias. 
Segundo Claudiomiro Flores, coordenador da Fiscalização no município, o objetivo maior do aumento de limite de velocidade nas vias é a fluidez do trânsito, uma vez que nestes locais não exista incidência de atropelamentos. “Desde o início do ano não deu nenhum atropelamento em Santa Cruz do Sul, agora aumentamos a velocidade para 50 km, no entanto vamos ter aumento na fiscalização. Então o pessoal vai ter mais segurança, uma vez que apesar de termos aumentado o limite, também foi aumentada a fiscalização. Se o radar apontar 58 km/h o motorista será multado, não tem escapatória”.
De acordo com o Claudiomiro algumas vias foram analisadas ainda com mais prudência. “Prestamos bastante atenção na estrutura, como por exemplo, ali na Avenida Independência após a Unisc, a via é larga e permite a velocidade que inserimos, claro vamos estar fiscalizando ali frequentemente”.
Fotos Rolf Steinhaus
 
 



Rua Venâncio Aires Passou de 40 km para 50 km
 
 
REDUÇÃO
 
Das treze ruas que receberam modificações apenas a São José contou com redução de velocidade. No trajeto desde a esquina com a 28 de setembro até o semáforo da Avenida Independência passou a ter como limite 50 km/h, antes era de 60 km/h. O Acesso Grasel, nas curvas também teve velocidade reduzida, de 60 km/h para 40 km/h.
“Aos poucos fomos educando as pessoas para andarem mais devagar, não sentamos e combinamos: vamos colocar placas. Eu mesmo, quando comecei aqui, passei dias nas esquinas anotando numa planilha a quantidade de motoristas que não usavam cinto na cidade”. 
Frente a fiscalização já há seis meses, o coordenador ainda destaca a baixa no índice de motoristas que não utilizam cinto de segurança em Santa Cruz do Sul. “De seis meses para cá caiu o número que antes chegava aos 80%. Hoje em dia 40% dos motoristas santa-cruzenses ainda não utilizam o cinto de segurança, porém este número vem caindo gradativamente”.
Na próxima semana serão instaladas as placas com o novo limite de velocidade. Ruas como Tenente Coronel Brito e Carlos Trein Filho ainda passam por análise e também podem sofrer alterações. 
 
 
 
As mudanças
 
 
Rua São José (da 28 de Setembro até o semáforo da Avenida Independência) 60 km/h para 50 km/h
Avenida Independência (da Unisc até o trevo de entroncamento com a RSC–287) 40 km/h para 50 km/h
Avenida Euclydes Kliemann (da Rua Barão do Arroio Grande até o entroncamento com a BR–471) 40 km/h para 50 km/h
Rua Barão do Arroio Grande (do semáforo na Euclydes Kliemann até o fim da Barão) 40 km/h para 50 km/h
Acesso Grasel 60 km/h e 40 km/h nas curvas
Rua Venâncio Aires 40 km/h para 50 km/h
Rua Gaspar Bartholomay (do semáforo com a São José até o trevo da BR–471) 40 km/h para 50 km/h
Rua 28 de Setembro (da Carlos Trein Filho até a BR–471) 40 km/h para 50 km/h
Rua Júlio de Castilhos (da Rua Carlos Trein Filho até a BR–471) 40 km/h para 50 km/h
Avenida João Pessoa (pontos das mudanças serão estudados) 40 km/h 50 km/h
Avenida Castelo Branco 60 km/h (eixo central) e 50 km/h (vias laterais)
Avenida Paul Harris (alguns pontos) 40 km/h para 50 km/h
Rua Coronel Oscar Jost  (do Acesso Grasel até a Rua Alberto Pasqualini; da Avenida Independência até a BR–471) 40 km/h para 50 km/h
 
  



Rolf Steinhaus

Ao todo, 13 ruas, já sofreram alterações. Expectativa é de que mais algumas entrem para a lista