Início Geral Trânsito: Balada Segura começa em Santa Cruz

Trânsito: Balada Segura começa em Santa Cruz

Everson Boeck
[email protected]

O programa Balada Segura, do Governo Estadual, chegou a mais um município na tarde de ontem, 4 de outubro. No final do dia, no Salão Nobre do Palacinho, a Prefeitura de Santa Cruz do Sul e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran/RS) assinaram o convênio para implementar a operação. Também acompanharam a cerimônia representantes do Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, Brigada Militar, Polícia Civil e Polícia Rodoviária Federal.Logo após foi realizada uma blitz educativa e, à noite, houve a estreia da blitz de fiscalização.
Em entrevista ao Riovale Jornal, o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, explicou como funcionará a operação no município. “A Operação Balada Segura é uma política de estado que tem foco no combate ao ‘álcool & direção’. Embora outras questões sejam verificadas na fiscalização, as blitze caracterizam-se pela solicitação do teste do bafômetro a todos os condutores abordados. Outra característica é a incorporação de ações educativas à fiscalização que atingem diretamente aspectos comportamentais”, ressalta.
Kauer destaca o esforço do município em organizar sua estrutura para aderir ao programa. “Reconhecemos o esforço de Santa Cruz do Sul, através do governo municipal, em contratar mais fiscais de trânsito e adequar sua infraestrutura para desenvolver a operação”, sublinha. No dia 18 de setembro, jornalistas, educadores, representantes do comércio e organizações da sociedade civil do município foram recebidos por uma equipe do Detran/RS para uma manhã de imersão sobre a Balada Segura, seus objetivos e resultados já alcançados. O objetivo era engajar a comunidade para amplificar o trabalho das blitze de fiscalização, contribuindo para construir uma cultura de paz no trânsito.
A Balada Segura é uma parceria do Governo do Estado, por meio do Detran/RS, Brigada Militar, Polícia Civil e Comitê Estadual de Mobilização pela Segurança no Trânsito, com as Prefeituras Municipais. São blitze de fiscalização e educação que combatem, principalmente, a condução de veículos por motoristas alcoolizados. O álcool, segundo estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU), está presente em quase metade dos acidentes com mortes.
Hoje, as mortes por acidentes no trânsito estão banalizadas pela sociedade, conforme do presidente do Detran/RS. Um os objetivos da operação é desconstruir esta ideia na população. “Infelizmente as pessoas estão habituadas com as notícias sobre mortes no trânsito. É comum. Queremos desfazer isso. Imprudência, comportamentos inadequados não devem ser admitidos. Por isso precisamos intensificar as fiscalizações e trabalhos de conscientização”, observaKauer.
Segundo o presidente do Detran/RS, além das ações de fiscalização e educativasdiversas atividades serão realizadas pela Balada Segura, a qual já reduziu em 17% o número de acidentes fatais no trânsito nos municípios onde foi implantada. “O trabalho não se resume apenas às blitze. Haverá ações educativas para o trânsito nas redes de ensino municipal, estadual e privada; nos centros de formação de condutores; estratégias de comunicação envolvendo diferentes mídias e veículos; além, é claro, dos comitês municipais que serão fundamentais na operação”, comenta.
O secretário municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, frisa o comprometimento do Executivo com ações em prol da segurança pública e promoção da cidadania. “Durante a campanha o prefeito Telmo Kirst prometeu corte nas despesas desnecessária para futuros investimentos em projetos como este. Foi este esforço do prefeito e sua administração que permitiu esta importante iniciativa”, pontua.

Rolf Steinhaus

Prefeito Telmo Kirst acompanhado de diversas autoridades dando a largada no Balada Segura

Comitê Municipal

Em Santa Cruz do Sul o Comitê Municipal da Balada Segura já está formado, tendo a representatividade de 43 entidades locais, no entanto, ainda não serãodivulgados seus integrantes porque a diretoria não está formatada. Segundo coordenador de Fiscalização de Santa Cruz do Sul, Claudio Flores, o município está organizado para implementar o programa.“Adquirimos aparelhos novos, duas motos e dois veículos novos, cursos de capacitação para os fiscais já contratados. A partir da semana que vem, contrataremos mais 20 fiscais, além dos 13 recentemente contratados”, destaca.Com Santa Cruz do Sul, a rede da Balada Segura hoje atinge 3,6 milhões de habitantes, quase 1/3 da população gaúcha.
Para o presidente do Detran/RS, Leonardo Kauer, a atuação do comitê será fundamental para o sucesso do programa. “Embora o foco seja o mesmo em todos os municípios – a fiscalização de condutores alcoolizados –outras ações serão trabalhadas no Balada Segura e o comitê é que vai dizer qual a demanda de Santa Cruz do Sul. Por exemplo: diferentemente de Ijuí, os condutores daqui não respeitam a faixa de segurança para pedestres. É uma das lacunas que precisamos preencher”, aponta.

Números de Santa Cruz do Sul

A frota de Santa Cruz do Sul é hoje de 77 mil veículos em circulação e seu índice de motorização chega a 64,68 veículos a cada 100 habitantes. O município tem 59,8 mil condutores registrados e um índice de fatalidade de 17,6 vítimas fatais a cada 100 mil habitantes. Em 2012, 21 acidentes com vítimas fatais deixaram 21 mortos. Em 2013, até o mês de agosto, foram 20 acidentes, com 21 vítimas fatais.
Inicialmente focada exclusivamente no público jovem frequentador da noite, a Balada Segura é hoje um grande guarda-chuva que abrange ações de educação, comunicação e fiscalização voltadas aos mais diversos públicos, buscando a prevenção dos principais fatores de risco no trânsito. Iniciada como projeto piloto em Porto Alegre em 04 de fevereiro de 2011, a Balada Segura já acontece em outros 14 municípios: Canoas, Alegrete, Ijuí, Esteio, Guaíba, Erechim, Passo Fundo, Rio Grande, Uruguaiana, Pelotas, Alvorada, Santana no Livramento e Santa Maria. A meta do Detran/RS é integrar mais oito municípios à rede da Balada Segura até o final do ano.

Rolf Steinhaus

Blitze de fiscalização e educativas serão o foco da operação