Diego Dettenborn – [email protected]
A Associação de Moradores de Linha Santa Cruz (Amorlisc), organiza para este domingo, 7 de julho, uma manifestação pacífica no trevo Fritz e Frida. O movimento, que visa chamar a atenção para os problemas que caracterizam o trevo de acesso a Linha Santa Cruz, tem horário previsto para às 16h.
Segundo Antelmo Stoelbenn, secretário da Amorlisc, a ação busca não somente manifestar o desejo dos moradores locais, mas também evidenciar os problemas ocasionados pela falta de uma estrutura adequada. “Já temos o aval do prefeito Telmo, recentemente entregamos um ofício para o governador do estado e também para o vice. É uma luta que se estende já a muitos anos”.
Ainda segundo Antelmo, até mesmo o município deixa de arrecadar com investimentos que poderiam ser aplicados em Linha Santa Cruz. “Já sabemos de empresas que gostariam de fazer suas instalações na localidade, mas desistiram devido ao problema de acessibilidade. Além disso, os próprios moradores perdem em qualidade de vida e segurança”. É esperada uma forte movimentação já a partir das 14h.
Divulgação/RJ

Congestionamentos são constantes no trevo que liga a localidade ao centro de Santa Cruz do Sul
Prefeitura
Recentemente o prefeito Telmo Kirst procurou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), para acompanhar os trâmites com relação aos 11 quilômetros da BR-471, que vão do Trevo do Gaúcho Diesel até a ponte sobre o Arroio Camaquã, e que o município pretende assumir. Uma vez responsável pela conservação do trecho, a prefeitura possa buscar recursos – cerca de R$ 15 milhões – para fazer a duplicação do trevo até a RS 409, em uma primeira etapa. O projeto já existe, foi apresentado ao Ministério das Cidades e necessita apenas de adequações.














