Início Geral Transtorno: Chuva causa alagamentos pela cidade

Transtorno: Chuva causa alagamentos pela cidade

Diego Dettenborn – [email protected]
 
Continua o caos em Santa Cruz do Sul provocado pela instabilidade do tempo. Na última quinta-feira, 21 de novembro, mais uma vez moradores santa-cruzenses foram surpreendidos por forte chuva. O resultado desta vez foi o alagamento em diversos pontos da cidade. A Defesa Civil do município calcula novamente os prejuízos e da continuidade na situação de emergência. Ao todo, 12 famílias tiveram que deixar suas casas.
O coordenador da Defesa Civil de Santa Cruz do Sul, José Joaquim Dias Barbosa ressalta que em alguns locais as famílias foram surpreendidas pela intensidade da chuva. “No loteamento dos Eucaliptos no Bairro Progresso a população ficou revoltada porque em menos de uma hora o nível da água subiu 1,20m e pegou todos de surpresa. Lá eles não tiveram nem tempo de saírem de suas casas. Tivemos que retirar uma família utilizando um bote”.
 
Alyne Motta

Água e lama invadiram as duas pistas do Acesso Grasel, na entrada da cidade
 
 
 
 
Ao contrário do que aconteceu por duas vezes nas últimas semanas, no final da tarde da quinta-feira, sem vento e sem granizo somente a chuva com uma intensidade muito grande, se fez presente por horas na região. Bastou para instalar o caos em solo santa-cruzense. Em algumas ruas centrais e também em vias de acesso ao centro da cidade a falta de vazão, dificultou o escoamento, provocando alagamento. 
Até o momento a Defesa Civil contabilizou 12 famílias desabrigadas que estão alojadas no Parque da Oktoberfest, uma vez que após a chuva intensa o volume da água tenha aumentado novamente. Ainda segundo Barbosa os bairros Rauber, Progresso, Santo Antônio, Dona Carlota e Arroio Grande foram os mais afetados. “Além destes bairros tivemos também eventos como alagamentos na região do centro. A intensidade da chuva fez transbordar o Riopardinho. 68 milímetros caíram nos últimos dias.”
 
 
Ana Souza

Chuva intensa causou alagamentos pela cidade

Prefeitura organiza campanha de doações
 
A Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Inclusão, Desenvolvimento Social e Habitação(SMIDH) lançaram na manhã desta sexta-feira, 22, uma campanha emergencial para atender as vítimas da enxurrada que atingiu o município no final da tarde de ontem. Os itens mais necessários são colchões, armários, fogões e geladeira. Também são aceitos alimentos e materiais de limpeza. O contato para as doações deve ser feito pelos telefones 153 (Defesa Civil) ou 3715-1835 (SMIDH).
No Loteamento dos Eucaliptos, no Bairro Progresso, um dos locais que mais tiveram transtornos com a chuva, a comunidade juntamente com a Defesa Civil, direção da Souza Cruz e secretário municipal de Segurança, Cidadania, Relações Comunitárias e Esporte, Henrique Hermany, formaram um núcleo emergencial para cadastrar as famíliasdesalojadas. 
 
 
 
 
 
 
Ana Souza

Em frente ao estádio dos Plátanos, água tomou conta da calçada