Início Geral Tributo a Zumbi dos Palmares

Tributo a Zumbi dos Palmares

O Centro Cultural Valeu Zumbi realizará o 15° Tributo a Zumbi. Será dia, 27, domingo, com programação prevista das 14h00 as 20h30

Fotos: Divulgação/RJ

O Centro Cultural Valeu Zumbi realizará o 15° Tributo a Zumbi. Será dia, 27, domingo, com programação prevista das 14h00 as 20h30. Apoio do Departamento de Cultura da Secretaria Municipal de Cultura de Santa Cruz do Sul, do Centro Cultural Salve Jorge e de todos os artistas participantes. O evento faz parte das diversas atividades da entidade dentro e fora do município no Mês da Consciência Negra.

Programação:
14h00 – Inicia somente com a sonorização tocando samba, axé e pagode.

15h00 – Moa Fanfa fará uma fala de abertura.

15h15 – O coordenador do Programa Guarda Costas da Guarda Municipal, GM Rodrigo, apresentará seus alunos que participam das oficinas de capoeira e falará um pouco sobre esse trabalho e oficina. Após, será realizada, com eles, uma Roda de Capoeira com apoio de capoeiristas do Grupo de Capoeira Ginga Sul.

16h00 – Mc Sandrinho Hip-Hop e sua equipe farão apresentação de canto e dança.

16h40 – Digo Tibano fará sua apresentação com o Coletivo AVU/ Complexo Negre – intervenção artística.

17h00 – Apresentação de dança afro, solo, do Amarildo d’Ogum da Casa de Umbanda Ogum Beira-mar e Pai Joaquim de Angola.

17h40 – Apresentações de Alabês com o Centro Cultural Salve Jorge e parceiros.

19h00 – Roda de Samba pela data da Consciência Negra destacando esse ritmo musical que é uma das maiores heranças que temos da cultura negra. Ela será coordenada pelo interprete do samba Tom Barreto com a participação de representantes de vários grupos de pagode.
Observação: quem quiser chegar na roda de samba e dar uma palinha será bem vindo.

20h30 Encerramento previsto para esse horário, aproximadamente.

Sobre alteração
Se tiver previsão de instabilidade no tempo o evento será transferido para o ginásio do CIE – Centro de Iniciação ao Esporte, localizado ao lado do Centro Social Urbano no bairro Faxinal Menino Deus mantida a mesma data e horário. Isso será comunicado na imprensa e redes sociais.

Contato para maiores informações com Moa Fanfa no fone (51) 99611-9226

“As manifestações culturais negras sempre foram meios de resistência e preservação da identidade dos escravizados desde os Brasil colonial ante o racismo social e institucional brasileiro. A primeira edição do Tributo a Zumbi dos Palmares ocorreu em 20 de novembro de 2008 somente com a cultura da capoeira e palestras para estudantes da rede pública municipal. A partir de 2009 pedimos e obtemos apoio de participação de outras entidades e lideranças afrosantacruzense. O evento, além da homenagem ao líder do Quilombo dos Palmares, reconhece a relevância de sua luta e martírio para o povo negro, tem por objetivo o resgate do forte movimento cultural afrosantacruzense do passado. Valeu, Zumbi!”
(Moa Fanfa)