Início Religião Tríduo Natalino: o verdadeiro sentido do Natal

Tríduo Natalino: o verdadeiro sentido do Natal

Ana Souza – [email protected]

Mostrar a verdadeira essência do Natal, foi este o objetivo do Tríduo Natalino. Em três dias de celebrações,  jovens, crianças do Coral Querubins da Catedral e da comunidade santa-cruzense, ministros, coroinhas e grupos de cantos, mostraram através de uma marcante celebração religiosa a peregrinação dos pais de Jesus Cristo em busca de abrigo.
Trazendo como tema Caminhada a procura de albergue, o evento foi realizado nos dias 12, 13 e 14 na Catedral São João Batista, com início sempre após a missa das 18h15min, celebrada pelos padres Dionísio Kist, Orlando Pretto e José Neumann.
Os pais de Jesus Cristo, José e Maria, os hospedeiros (que são os proprietários das residências) e os anjos foram representados pelas crianças do Coral Querubins e também por crianças da comunidade de Santa Cruz do Sul. E quem participou do Tríduo Natalino pôde perceber a alegria dos participantes em fazer parte da caminhada, principalmente por transmitirem o real sentido do Natal.
Uma das novidades deste ano foi que a caminhada  – com duração de cerca de 45 minutos – ocorreu ao redor da Catedral e no terceiro dia no interior desta (em anos anteriores era realizado nas ruas ao redor da Igreja). De porta em porta José e Maria peregrinaram em busca de abrigo. Os jovens mostraram à comunidade como foi a caminhada em busca de albergue, quando José e Maria não encontrando abrigo em Belém, buscaram uma gruta para se refugiarem e assim Jesus nasceu.
Os jovens e crianças (vestidas de anjos) trouxeram consigo mensagens como Abrir a porta é escutar a palavra de Deus. Sempre ao longo do percurso um pedido: paz para todos e que houvesse na sociedade, nos ambientes de trabalho e em casa, muita fé.
Em uma realização da Equipe de Liturgia, sob coordenação de Lúcia Ertel, o encerramento – ocorrido na quarta-feira, dia 14 – contou com um momento especial quando foi exibido um vídeo com imagens de Maria. Na segunda-feira, dia 12, foi realizada a bênção das famílias e na terça-feira, 13, dos objetos e da água. Nos três dias do Tríduo Natalino ocorreu a Celebração da Luz, quando com velas acesas os anjinhos acendiam as velas dos fiéis dentro da Catedral.

FOTOS: ANA SOUZA

Caminhada à procura de albergue foi realizada durante três dias na Catedral São João Batista


Tríduo trouxe uma mensagem cristã sobre o verdadeiro sentido do Natal


Homenagem à Maria marcou o encerramento do evento religioso


Celebração da luz foi realizada nos três dias do Tríduo Natalino