Início Destaque UltraMed inaugura filial em Santa Cruz do Sul

UltraMed inaugura filial em Santa Cruz do Sul

Excelência em bem servir, atendimento humanizado e preço baixo são os diferenciais da Rede de farmácias UltraMed Popular

Diego Dettenborn

[email protected]

AnaSouza

[email protected]

É na infância que temos nossos principais valores de vida construídos. Aprendemos o básico por instinto, claro. Andar, falar, comer, dormir. Depois iniciamos o processo que desenha nosso caráter, nossa personalidade. Empatia, compaixão, afeto, educação e por aí vai. Nessa construção temos como base, além de um percentual de genética em nosso DNA, os exemplos das pessoas que temos mais contato no dia a dia: nossos pais. A nossa capacidade de acreditar e persistir vem daí, vem do quanto a gente tem fé e disciplina para realizar o que a vida nos permite.

Para conhecer um pouco sobre o que hoje em dia é a Farmácia UltraMed Popular, é preciso mergulhar mais fundo na trajetória dos irmãos Fábio e Fabiano Marion, fundadores e proprietários da empresa que inaugurou sua décima quinta unidade (segunda em Santa Cruz).

Foi justamente na infância que os irmãos Marion aprenderam o sentido do trabalho. A família, que tinha no plantio do tabaco a alternativa de renda, desde sempre tratou o trabalho como base da construção, aliando a responsabilidade e a dedicação com planejamento. Da infância com a experiência familiar na agricultura, morando no interior de Segredo, até o ano de 2021 com a consolidação de 15 farmácias próprias, um centro administrativo e um centro de distribuição, o caminho foi longo e repleto de persistência e desafios.

Permanecer na lavoura, levar adiante a tradição da família, em que o pai e o avô já haviam traçado sua caminhada, ou apostar em algo novo? Os irmãos de 32 e 36 anos, ainda muito novos, tinham como única referência o tabaco e o trabalho realizado por gerações na família. Porém, o universo do fumo seria um fator muito importante no que se refere à responsabilidade, princípio e valores de vida, para levar a dupla a outro patamar, em uma carreira diferente da que a família havia visto até então.

Fabiano e Fábio Marion apostam no atendimento humanizado e na capacidade de servir a comunidade

Família: a base de tudo

A escolha pelo curso de Farmácia por ambos os irmãos se deu pelo contato ainda quando crianças com as rotinas de uma farmácia. O pai e um irmão, na época, haviam apostado em uma pequena Farmácia, ainda em Segredo. O empreendimento foi o contato que bastou para os irmãos apostarem no curso de Farmácia e um pouco mais adiante abrirem a primeira loja. “Meu pai me dizia, quando falávamos que não tínhamos um carro e que deveríamos comprar, para investir o dinheiro de certa forma com que o investimento no futuro nos possibilitasse comprar o carro que a gente quisesse. Estudamos e trabalhamos, pois era impossível só estudar”. De lá para cá, o sonhou tomou forma e agora, em 2021, Fábio e Fabiano são geradores de emprego e renda para centenas de famílias. Pelo caminho muitos desafios, conquistas, persistência e dedicação, as marcas que pontuam a trajetória dos empreendedores que prezam pelo atendimento humanizado, com foco na excelência em servir a comunidade.

A paixão pela farmácia

O contato inicial com a saúde, medicamentos, cuidado e todo o universo característico da farmácia foi crucial para a escolha feita pelos irmãos, ainda nos tempos de faculdade. Fábio resume o que, segundo ele, serviu como inspiração na escolha do que mais tarde se tornaria além de uma marca conceituada, a verdadeira realização de um sonho. “Nosso pai era agricultor, trabalhava no fumo, na lavoura e tinha um irmão, tio Moacir, que foi para a cidade, centro de Segredo, e começou trabalhando na farmácia do hospital. Depois de um tempo ele foi desligado, e como na cidade não tinha uma outra farmácia a não ser a do hospital, ele resolveu abrir o próprio estabelecimento, e resolveu convidar meu pai para ser sócio. Meu pai continuou na lavoura, mas com a sociedade com nosso tio. Naquele tempo andávamos a pé, cerca de oito quilômetros por dia, pois onde morávamos não tinha ônibus até a escola. Sendo assim, a gente muitas vezes ficava na casa do nosso tio, meio que morávamos com ele e convivíamos na farmácia”.

Colaboradores da UltraMed Popular prezam pelo atendimento humanizado em cada contato estabelecido

Além do exemplo do pai, trabalhador, os pequenos na época tiveram no dia a dia o contato com medicamentos, vacinas, atendimentos, sobretudo aquilo que era voltado à saúde. Pronto, era o que faltava para despertar o interesse e o sentimento pela farmácia. “Desde pequenos que começamos a ter contato com a farmácia e a gostar muito daquilo. Com o tempo saímos de lá e viemos para Santa Cruz, para estudar e buscar a formação. Santa Cruz é nossa cidade mãe, sou filho de Segredo, hoje resido em Sobradinho. Estudei aqui seis anos, vivi a cultura local. Tanto eu como meu irmão temos parte da nossa história aqui, tínhamos que trabalhar, não tínhamos condições de apenas só estudar. A família ajudava como podia, mas a gente teve que construir”.

“Saber servir é o conceito de trabalho que aprendemos desde cedo”

Em tempos onde o on-line tem norteado as relações e o distanciamento social, de fato, tem distanciado as pessoas, a UltraMed mantém a linha de atendimento cada vez mais pessoalizado, buscando atender e tratar o cliente como um verdadeiro amigo. O atendimento humanizado que hoje é o diferencial em toda a rede de farmácias é baseado também na origem dos fundadores da rede. “A gente é filho de família de agricultor, plantação de fumo, de tabaco. A gente aprendeu desde cedo o conceito do trabalho: esses princípios e valores quando abrimos a empresa, eu e meu irmão, a gente trouxe. Nós tentamos o tempo todo replicar esse conceito com nossos colaboradores, que é saber servir, ter empatia ao próximo que está ao seu lado, principalmente nós que trabalhamos com saúde. Todos na UltraMed precisam amar o que fazem. Nossos colaboradores não trabalham por dinheiro, ou por status, eles trabalham por amar o que eles fazem porque tanto eu quanto o meu irmão, a gente ama o que faz e para nós não têm trabalho, na verdade, o trabalho é as férias. Nós não temos dia, nem horário, é um prazer sempre por amar do jeito que amamos aquilo que fizemos, inserimos no nosso time esse conceito do trabalho”.

Em um País onde o sistema econômico e financeiro, que integra os grandes bancos, oferece para os jovens linhas de crédito e planos para acesso ao ensino superior, porém diminui em quase zero o incentivo público para empreendedores jovens que estejam dispostos a apostar e empreender a saga da Fábio e Fabiano, enaltece a afirmação de que muito mais do que a formação em si, é preciso estar preparado e disposto a errar e acertar quando o assunto é abrir seu próprio negócio.  “A gente traz 14 anos de empresa, por mais que sejamos jovens, tenho 32 anos e meu irmão tem 36, aprendemos no caminho, com muita vontade e coragem. Passamos por muitas dificuldades, por momentos até mesmo de pensar em desistir, lá no começo, mas o projeto interno nosso sempre mais forte. Foi uma construção até aqui e faríamos tudo igual, pois tivemos erros e acertos, mas os erros também nos ensinaram o aprendizado, porque por mais que a gente acerte, a gente também erra, mas a gente só tem que acertar bem mais que errar que daí vai pra frente”.

Irmãos, irmãos, negócios à parte

Além de dividirem as histórias de infância, as brincadeiras e a paixão pela farmácia desde a adolescência, os irmãos dividem o mesmo sonho: empreender e servir com excelência. Do pontapé inicial, lá ainda na empresa familiar com o tio e o pai, a dupla atualmente se divide em tarefas e atribuições bem específicas. Fabiano é responsável pelo setor de compras, precificação, logística e marketing. “Sabemos aqui da responsabilidade que temos com as pessoas, com o trabalho que estamos desenvolvendo. Tudo que passamos até aqui ajudou a construir o que hoje somos e com certeza a poder estar atuando na saúde, com excelência, com colaboradores que compactuam com a ideologia de trabalho e sentem prazer em estarem integrados na UltraMed”, destaca Fabiano que ainda conclui. “Costumamos dizer que estamos aqui para servir, e que todo cliente ou paciente que chegar até nós sairá um pouco melhor, esse é nosso objetivo: resolver o problema dos nossos clientes, com carinho, atenção e também com preço competitivo e atendimento diferenciado”.

Já o mais novo, Fábio, é responsável pela expansão, recursos humanos, setor jurídico, financeiro e contratos. “Discutimos sempre a melhor opção para o negócio, nos damos muito bem e somos muito parceiros. Somos alinhados, se perguntarem para mim ou para o Fabiano quais os objetivos da empresa, com certeza a resposta será a mesma, porque temos uma sincronia muito forte entre nós”, destaca Fábio.

Atendimento diferenciado

Um dos pontos fortes da Rede UltraMed é a forma com que os colaboradores da empresa realizam o atendimento, desde o contato em si até a atenção, o carinho e a doação para buscar a melhor alternativa possível para cada perfil, é o que comenta Fábio. “Ter a visão de como a gente gostaria de ser atendido dentro desse conceito de família, então trazemos muitas bases de família, de fé. Temos nossas crenças e dentro delas a principal é saber servir o outro. Aqui olhamos para todo mundo de forma igual, são todos clientes. Não tem classe social, cor, sexo, opção sexual, são todos iguais. Desde aquele que chega de terno e gravata ou de chinelo de dedo, aqui são todos tratados de fora igual pois são iguais”.

Ampla estrutura, produtos de saúde, beleza e higiene marcam a nova filial da UltraMed Popular

Fernando Mai foi o arquiteto responsável

A importância dos arquitetos e urbanistas na formação de cidades e espaços construídos é primordial. Esses profissionais têm o papel de serem catalisadores nas transformações dos anseios de uma sociedade. Buscar um profissional que tivesse a mesma ideologia de trabalho da UltraMed Popular, prezando pela excelência, foi já no princípio uma certeza dos irmãos empreendedores. Nesse cenário surgiu o nome que para eles seria a solução: o arquiteto Fernando Mai.

O profissional destaca como se deu a construção, não somente da estrutura e sim da parceria com Fábio e Fabiano. “Nossa trajetória iniciou praticamente junta, praticamente há onze anos. Fui chamado pelo Fábio Marion para executar a ampliação, layout e comunicação visual da primeira farmácia. Logo no primeiro projeto percebi que o bem servir era o lema principal da empresa. Essa percepção ocorreu de forma natural, pois os proprietários sempre se preocuparam com a qualidade dos ambientes, com o conforto e bem-estar dos colaboradores e clientes e principalmente com a estética da empresa”.

“Os empreendedores, sempre muito certeiros em suas estratégias, logo já me passaram as suas necessidades”

Mai enaltece o início da parceria que se estenderia por longos anos e teria como fruto a realização de diversos projetos. “Dessa primeira loja surgiram cinco novas lojas nos anos seguintes. Essas lojas ainda pertenciam à antiga rede. Diante do crescimento, os irmãos Fábio e Fabiano Marion tiveram a ideia de criar a sua própria rede de drogarias, e mais uma vez tive o prazer de vivenciar junto esse momento. Juntos decidimos a marca, os manuais de fachada e de layout interno, pois tínhamos a certeza de que o crescimento seria exponencial”.

Gosto especial

No que se refere à unidade santa-cruzense, Fernando confessa que para ele a realização do projeto específico teve uma relevância especial. A seguir, o depoimento do arquiteto: “Tenho orgulho de ter participado de cada uma delas, mas confesso que a unidade de Santa Cruz teve um ‘gosto’ muito especial. A vinda da loja coincide com a minha mudança para Santa Cruz do Sul, e para mim foi como se novamente estivéssemos juntos. O local escolhido fez nossos ânimos aflorarem, pois estávamos diante de um dos maiores passos desse projeto. Os empreendedores, sempre muito certeiros em suas estratégias, logo já me passaram as suas necessidades, e entre nós as palavras que definiram a loja foram ‘a divisora de águas’. Esta loja inaugura um conceito novo para nós, pois o grande diferencial é sua facilidade de chegada e seu amplo estacionamento, sempre seguindo aquele conceito que referenciei no início deste texto, ‘saber servir’, sendo assim a loja oferece todas as facilidades que seus clientes necessitam. No interior da loja projetamos, através de revestimentos, iluminação e mobiliário, um espaço convidativo e que demarca um diferencial: onde os clientes podem encontrar toda a linha de perfumes importados, dermocosméticos e maquiagem, além de toda a drogaria padrão UltraMed. Para mim, é como se tivesse uma loja dentro da outra. Em termos de fachada também inovamos, o painel verde com o slogan da empresa chama a atenção de quem passa, transmitindo o que realmente é o propósito da empresa, cuidar de sua saúde. Com certeza, a marca hoje é forte, estamos fixados nas duas melhores esquinas de Santa Cruz do Sul, cidade que tão bem nos acolheu”.

Com a palavra, o Colaborador

O brilho nos olhos é evidente logo nas primeiras palavras ditas pelo supervisor Regional, Kainã Turcatto. Há 12 anos atuando na UltraMed, ele, que é natural de Sobradinho, destaca o sentimento de integrar uma empresa que preza pelo atendimento humanizado e voltado às pessoas.  “Trabalhamos muito nesse projeto, para atender bem o pessoal que vir até aqui, pois queremos ser referência hoje em Santa Cruz do Sul e estamos trabalhando muito para isso. Pra mim, o que define trabalhar na UltraMed é além do humanismo, o zelo e o carinho que a empresa traz, tanto com o colaborador quanto com o cliente como consumidor final. O colaborador que vem trabalhar na empresa tem a possibilidade de crescer, ele vem porque gosta. Podem ter certeza, cliente, consumidor, amigo, quem vier na UltraMed vai ter a melhor experiência possível, através do contato, do carinho, a gente busca prezar excelência em tudo que fazemos”, comenta o supervisor.


“Quem vier na UltraMed vai ter a melhor experiência possível, através do contato, do carinho

Na segunda unidade santa-cruzense da rede, a equipe é formada por onze colaboradores. Além da ampla linha de medicamentos, a UltraMed também oferece uma enorme variedade de produtos na linha de higiene, beleza e estética. Perfumes e produtos importados com preço diferenciado também são opções, além da verificação de pressão, glicose, aplicação de injetáveis, colocação de brincos e aplicação de vacinas.

Atuando há sete anos na unidade de Sobradinho, a colaboradora Graciela Turcatto, durante a semana de inauguração da unidade em Santa Cruz do Sul, reforçou o time UltraMed local, com a finalidade de repassar aos colegas novos a ideologia de trabalho da UltraMed. “Pra mim é muito gratificante, tenho uma gratidão enorme por essa empresa que me acolheu desde o primeiro momento. Entrei sem saber nada e aprendi na garra, com o apoio de todos, e hoje pra mim é uma satisfação enorme poder estar aqui. Convido a todos os santa-cruzenses para virem conhecer nossa unidade e nossas promoções”.

Ponto escolhido

Pelas palavras do proprietário Fábio Marion: “Quando eu vi este ponto aqui, na época tinha uma casa velha em cima, eu falei: é ali, vai dar. Eu tive a ajuda de um corretor de imóveis que me auxiliou a fazer o negócio e foi assim. A estrutura que está hoje, antes de passar por arquiteto, pela construção, ela já estava toda pronta na imagem na minha cabeça, a imagem antecede a realidade nesse caso. Na nossa outra unidade, na Rua Marechal Floriano, já fomos muito bem acolhidos pela comunidade. Então vimos que a gente poderia crescer mais ainda dentro da comunidade, trazendo o melhor atendimento, não só no Centro, mas também indo para os bairros, podendo atender mais pessoas com essa filosofia do trabalho, de servir e do bom atendimento humanizado e igualitário, pois para nós todos os clientes são especiais”.


Graciela: “Pra mim é muito gratificante, tenho uma gratidão enorme por essa empresa que me acolheu desde o primeiro momento”

Atendimento

A UltraMed Popular, unidade 2 em Santa Cruz do Sul, está localizada na Rua Oscar Jost, 1.841, junto à rótula do 2001, no tradicional ponto. É a segunda unidade da cidade, contando com estacionamento privado e ampla linha de produtos para saúde, higiene e beleza. O horário de atendimento, de segunda a domingo, é das 8 às 22h. Telefones para contato: (51) 3902-7818 e WhatsApp (51) 9 9498-7660.