Início Geral Um espaço dedicado aos produtores da agricultura familiar na Expoagro Afubra

Um espaço dedicado aos produtores da agricultura familiar na Expoagro Afubra

Foto: Ana Souza
Pavilhão foi ampliado para oferecer uma
estrutura ainda melhor para as famílias de produtores

Ana Souza
[email protected]

A Expoagro Afubra se configura na maior feira da agricultura familiar do Brasil e da América Latina. Três pilares sustentam a base de toda a programação: a transformação, a inovação e a produção sustentável, traduzidos em produtos do agronegócio. Atrativos não faltam para os visitantes no parque de exposições situado em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. O evento encerra hoje, às 18 horas – os portões se abrem pela manhã, às 8 horas. Este ano são várias as novidades, entre elas a ampliação do pavilhão que abriga justamente a agricultura familiar.


Um novo espaço foi inaugurado: o pavilhão 2. Integrado ao pavilhão 1, totalizando 3.480 metros quadrados de estrutura, visa mais conforto e praticidade aos visitantes e expositores. A ampliação foi realizada com recursos da Afubra e proporciona estrutura de apoio, com sala de manipulação e higienização de produtos, câmara fria, depósito de secos e banheiros. Conta ainda com salas da administração e assessoria de imprensa da feira, Unimed, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.

Foto: Luciana Jost Radtke
Dornelles, coordenador-geral da feira: espera de grande público


“Fizemos um grande investimento para recebermos todos os produtores da agroindústria em uma mesma estrutura”, enfatizou o coordenador-geral da Expoagro Afubra, Marco Antônio Dornelles. “O espaço estará à disposição não somente para a feira, mas demais eventos que iremos realizar. O novo pavilhão compõe a estrutura do parque e esperamos encerrar com um grande público, sendo o último dia um sábado. Este ano é festivo e queremos comemorar ótimos resultados com a 20ª edição da feira”, projetou.

Com a palavra, os expositores

Satisfação resume o sentimento expressado nos depoimentos dos expositores da agricultura familiar. Da gaúcha Victor Graeff, vieram os produtos da Embutidos Schneider. “Somos da cidade da cuca com linguiça. Esta é a primeira vez que participamos da feira e nossa expectativa é grande porque ela tem um dia a mais. Que todos tenham muito sucesso”, estimou Solange Barbosa ao lado da funcionária Ivanice de Souza.

Foto: Ana Souza
Solange Barbosa e Ivanice de Souza comercializam
produtos elaborados em Victor Graeff no estande da Embutidos Schneider


Com seis anos de trajetória, a Conservas Rodrigues, da anfitriã Rio Pardo, levou compotas para o evento. “São de laranja, figo e laranja azeda, esta muito procurada. Tivemos um bom movimento desde a abertura da feira e queremos que aumente mais”, frisou Elisabete Rodrigues
Duas empresas completam sete anos de participação na Expoagro Afubra. De Santa Cruz do Sul, Paulo Bert levou folhagens e lindas flores para comercializar. “Por serem quatro dias, projetamos que seriam muitas vendas. Somos do Bairro Aliança e temos 22 anos de tradição no ramo”, comentou o atendente Leandro de Mello.

Foto: Ana Souza
Leandro e as flores para encantar os visitantes


De Sinimbu, a Arte Haus apresenta lindos trabalhos em artesanato, produzidos pelo casal Egídio e Maria Lisane Overbeck. “A estrutura (da feira) está excelente. Trouxemos produtos em bordado, pinturas, crochê, tricô, chinelos decorados e artigos feitos com porongos”, explicou Maria.

Foto: Ana Souza
Egídio e Maria Lisane apresentam artigos de artesanato na feira
Foto: Ana Souza
Elisabete com as compotas produzidas de Rio Pardo