Início Economia Relevância | Um polo regional do varejo atrai o olhar para Santa...

Relevância | Um polo regional do varejo atrai o olhar para Santa Cruz

O poder de consumo, aquecido pelo alto valor agregado do mercado do tabaco, que injeta ao ano dinheiro dolarizado, acaba sendo a mola propulsora da economia regional
Fotos divulgação/RJ

A grande relevância do varejo de Santa Cruz do Sul está representada na sua pujança econômica e na multiplicidade de opções de compra. Não é por menos que praticamente tudo o que o consumidor procura em termos de comércio e serviços, encontra aqui.

O poder de consumo, aquecido pelo alto valor agregado do mercado do tabaco, que injeta ao ano dinheiro dolarizado, acaba sendo a mola propulsora da economia regional. “E o varejo local acaba abocanhando boa parte destes recursos, pois é dinheiro que acaba circulando dentro da nossa economia”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Cruz do Sul, Ricardo Fernando Bartz.

Segundo ele, há algum tempo percebe-se o olhar para o município, de grandes redes lojistas, como os atacados e as franquias. Por isso, torna-se importante local para novos empreendimentos e o surgimento de pequenos comércios. “Recentemente houve melhoria no ambiente dos negócios com a aprovação de legislação para facilitar a abertura de empresas”, afirma o presidente Ricardo Bartz.

Ainda de acordo com ele, o varejo de Santa Cruz do Sul vive bons momentos. “O setor do tabaco acaba contribuindo para isso. Ao injetar recursos financeiros, consequentemente fortalece toda a cadeia.”

Com o propósito de garantir melhores condições para o surgimento de novos negócios e fomentar o empreendedorismo, Bartz cita ser essencial o diálogo. “Precisamos conversar com os diversos segmentos do varejo, nossos associados e também com os setores público e privado.”

Ricardo Bartz: ”O varejo de Santa Cruz do Sul vive bons momentos”

Dentro deste contexto, explica Ricardo, é importante que a CDL Santa Cruz mantenha uma gama de serviços para auxiliar o varejo e o setor de serviços a se fortalecer. Ricardo cita como exemplo o SPC Brasil, um serviço fundamental para que os lojistas possam realizar uma venda mais segura.

O SPC Brasil é o sistema de informações da CDL Santa Cruz que, via Confederação Nacional das CDLs, que possui o maior banco de dados cadastrais e de inadimplência da América Latina de pessoas físicas e jurídicas. Ele é a garantia de segurança de realizar bons negócios. O serviço pode ser realizado pela internet, além do lojista receber todo treinamento para a utilização do sistema.

Certificado Digital

Outro serviço importante ofertado pela CDL Santa Cruz é o de certificação digital. O mesmo garante o envio e recebimento de dados eletronicamente. O Certificado Digital é um documento eletrônico que garante a identidade de pessoas físicas e empresas, assegurando suas transações. A CDL Santa Cruz oferece o serviço de forma ágil, econômica e de credibilidade, sendo o menor custo/benefício da região.

Campanhas Promocionais

A CDL Santa Cruz realiza anualmente campanhas promocionais para promover e fomentar o comércio local. A Campanha CDL Presente Com Você teve a participação de mais de 1 milhão de cautelas no ano passado no sorteio, se constituindo numa das mais efetivas do Estado, Também são promovidas ações sociais em parcerias com instituições públicas e privadas, como o evento Homens na Cozinha, evento beneficiente em parceria com os chefs da cidade, que beneficiará novamente os hospitais Santa Cruz e Ana Nery.