Início Sem categoria Um tributo ao centenário de Lupicínio Rodrigues

Um tributo ao centenário de Lupicínio Rodrigues

Cristiano Silva
[email protected]

Divulgação / RJ

Lupicínio Rodrigues, torcedor do Grêmio, criou em 1953 o hino do clube
 
Amanhã, 18 de maio, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) promove a apresentação do grupo da Oficina Choro e Samba, formado por integrantes da oficina semanal que ocorre no Santander Cultural, em Porto Alegre. O espetáculo será realizado no Auditório Central da Unisc, às 19h30, e os ingressos estão à venda na Farmácia Escola, junto à universidade, e na Livraria Nobel (Marechal Floriano, 260) ao custo de R$ 5,00 para estudantes, funcionários e professores da Unisc, idosos e membros do programa Voltare, e R$ 10,00 para o público em geral.
 
CHORO E SAMBA
 
Divulgação / Oficina Choro e Samba

Oficina Choro e Samba se apresenta semanalmente
no projeto Santander Cultural em Porto Alegre
 
Composto por Samuca do Acordeom, Gabriel Pinto (voz), Maria Luiza Fontoura (voz), Guilherme Sanches (pandeiro), Lucian Krolow (flauta) e pelo professor Mathias Pinto (violão de sete cordas), o grupo vai apresentar músicas de Lupicínio Rodrigues em homenagem ao centenário do compositor, comemorado em 2014, e clássicos do choro, que ilustram o desenvolvimento da música genuinamente brasileira.
No repertório, canções como “Se Acaso Você Chegasse”, “Esses Moços”, “Ela Disse-me Assim”, “Zé Ponte”, “Judiaria”, “Maria Rosa”, “Nervos de Aço” e “Foi Assim” serão apresentadas ao lado de choros como “Desprezado” de Pixinguinha, “Conceição” de Joaquim Callado, “Molambo” de Meira, “Cadência” de Juventino Maciel e “Chorinho de Gafieira” de Astor Silva.
Com 10 anos de atividades e sob o comando de Luiz Machado, a Oficina Choro e Samba já formou diversos músicos, muitos deles com renome nacional, além de oferecer ao público mais de 100 apresentações e um material de pesquisa que conta com um acervo que supera 2 mil partituras. É uma boa pedida para o domingo em Santa Cruz!