Início Esportes Uma vida dedicada ao judô

Uma vida dedicada ao judô

Diego Dettenborn – [email protected]

Um atleta que respira o esporte, sobretudo um dos mais antigos e tradicionais, o judô. Faixa-preta 2° dan, Juliano Campos, quando não está nos bancos escolares do curso superior de educação física, está ministrando aulas em seu projeto social ou na escola de Judô Unisc. O sensei responsável pela ascensão do esporte na região ao longo dos anos tem dedicado sua vida ao judô. Com apenas 30 anos, 26 deles dedicados ao judô, Juliano acumula títulos nacionais e internacionais. Atualmente se dedica integralmente à prática e aos ensinamentos do esporte. Realiza um trabalho em parceria com a Unisc na Escola de Judô e no Judô Cidadão, projeto social que atende a mais de 200 crianças carentes do município.
Juliano começou a praticar ainda muito cedo, com quatro anos de idade, segundo ele foi uma paixão familiar. “Tenho um irmão, e éramos entre cinco primos, então além do futebol o judô sempre estava presente nas brincadeiras por intermédio do meu irmão”. O atleta conta que acompanhava o irmão nos treinos de judô em Venâncio Aires, e que como sempre estava presente, começou a fazer parte dos treinos. “Meu irmão era um atleta de destaque, eu sempre tive um exemplo positivo, e de tanto acompanhar os treinos comecei a fazer parte deles.”
 

Incentivado pelos pais, Juliano não parou mais e hoje acumula diversos títulos. Como competidor foi campeão estadual, regional diversas vezes, destaque da FGJ, campeão internacional, Conesul, campeão universitário, campeão dos Jogos Abertos Brasileiros. Já como técnico, já conquistou títulos brasileiros e sul-brasileiros, estaduais e regionais. Professor dedicado e atuante, o multicampeão Juliano Campos tenta passar não só apenas a pratica do esporte, mas também toda a filosofia e a história. “Lá, eu ensino, além do judô, o respeito e a educação. Entendo assim, porque fui educado assim. Vejo que me ajudou muito, tento fazer isto na minha escola e tenho como meta fazer por meus alunos o que faltou na época fazerem por mim. Eles recebem apostilas, e realizam provas sobre a história do judô.”

Filosofia

Fundado em 1882, o judô tem como objetivos fortalecer o físico, a mente e o espírito de forma integrada, além de desenvolver técnicas de defesa pessoal. Juliano complementa: “O grande benefício é a socialização, além do bem estar, da ação familiar. O judô é uma base hoje em dia muito familiar. Com as redes sociais, com o computador, o avanço da web, isto perdeu um pouco a força, o judô serve para recuperar estes valores.”

O professor não atua pensando em buscar campeões brasileiros, ou grandes esportistas, o objetivo maior é passar para os jovens os verdadeiros valores. Todos os alunos que competem pela escola de judô não pagam inscrição e nem transporte, somente a mensalidade.Já para os alunos do projeto social o custo é zero. “O único preço para eles é querer fazer o judô. Muitos alunos já competiram, conheceram lugares que até então nem imaginavam conhecer, isso sem custo nenhum. No meu tempo isso não existia, então o meu grande objetivo é proporcionar para os jovens aquilo que eu não tive na idade deles.”
 

Além do projeto com crianças de seis a 16 anos, o professor ainda realiza um trabalho mais recreacional direcionado a crianças com até cinco anos de idade. Para se inscrever basta ligar para o telefone 99909979, ou no local: Sociedade Ginástica Santa Cruz, Rua 28 de setembro, Nº. 227 ou ainda pelo e-mail [email protected]

Diego Dettenborn
 


Professor Juliano Campos com alunos da Escola de Judô