Início Sem categoria União: 90 anos de história para Santa Cruz

União: 90 anos de história para Santa Cruz

Cristiano Silva
[email protected]

Rolf Steinhaus

União completa 90 anos à serviço da cultura santa-cruzense

Com o intuito de proporcionar à comunidade santa-cruzense um local onde pudesse se reunir para atividades sociais, esportivas, culturais e beneficentes, a Sociedade Cultural e Beneficente União foi fundada em 1º de julho de 1923, completando 90 anos de existência. Inicialmente, a Sociedade mantinha uma forte atuação no desenvolvimento de ações esportivas, especialmente ligadas ao futebol. Constituída em sua maioria por afro-descendentes, o Clube União é um dos clubes negro, mais antigo em atividade do interior do RS. Mesmo com dificuldades financeiras, vem se mantendo na comunidade.
Além das atividades sociais, o União teve participação marcante no esporte do município e região, além dos clássicos carnavais da Acadêmicos do União, nome que surgiu em 1975. O Uniãozinho, como algumas vezes é chamado, sempre participou de diversos carnavais na cidade e na região do Vale do Rio Pardo, conquistando muitos títulos municipais e regionais ao longo dos anos.

PROJETOS

No ano de 2009, tomando como base a Lei 10.639/03 que versa sobre o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana, ressaltando a importância da cultura negra na formação da sociedade brasileira, a entidade teve seu primeiro projeto aprovado na seleção da Rede Parceria Social, em uma ação da Secretaria de Justiça e Desenvolvimento Social do Estado do RS com entidades do segundo setor e terceiro setor.
O projeto “Águia Agito: Resgate e Valorização da Cultura Afro-Brasileira através do Carnaval”, que hoje se tornou o “Programa Águia Agito” oferece oficinas de percussão (formação de uma mini bateria), de artes plásticas, graffite, literatura, arte e história da cultura afro e do carnaval. O programa completou, no mês passado, quatro anos de atuação e atualmente atende aproximadamente 52 crianças e adolescentes, na faixa de idade entre 08 a 18 anos, em situação de vulnerabilidade ou risco social.
No ano de 2012 firmou-se parceria com os abrigos municipais feminino e masculino de Santa Cruz e com o Centro de Atendimento a Semiliberdade da Fundação de Atendimento Sócio Educativo do Menor Infrator (CAS /FASE), que atende adolescentes em cumprimento de medida sócio educativa. Desde então a entidade aprovou, ao todo 9 projetos culturais, tornando-se um produtor cultural e referência da cultura afro na cidade.
Ainda em se tratando de cultura, em janeiro de 2013 a entidade participou do “Prêmio Empreendedor Cultural”com o projeto“Unicultural: Educação, Cidadania e Igualdade Racial”. O Prêmio é uma iniciativa da AES Sul em parceria com o Governo do Estado do Rio Grande do Sul através da Lei Pró-Cultura RS.

Divulgação / SCB União

União promove oficinas de percussão e outras atividades

PÉROLA NEGRA

Os 90 anos da Sociedade Cultural e Beneficente União serão contados em um documentário, intitulado“Perola Negra: 90 anos de história da Sociedade União”. O documentário irá contar a trajetória da entidade através de entrevistas e depoimentos de pessoas que fizeram e fazem parte da história da SCB União. O objetivo é deixar registrada a história antes que ela se perca, para que futuras gerações tenham a oportunidade de conhecer o início desta grandiosa entidade que sempre fez Santa Cruz do Sul crescer culturalmente.

Divulgação / SCB União

Comissão de frente da Acadêmicos do União no Carnaval 2013 de Santa Cruz do Sul