Início Especiais União e solidariedade entre os sindicatos filiados

União e solidariedade entre os sindicatos filiados

A Federação dos Contabilistas do Estado do Rio Grande do Sul foi fundada em Porto Alegre no dia 17 de maio de 1948.
Sua primeira sede funcionou no 5º andar do Edifício Bier Ullman, na Rua Uruguai, nº 35. A aprovação de seus estatutos constou no Diário Oficial da União de 10/10/49. Foi esta aprovação efetivada através do Ministério de Estados dos Negócios do Trabalho, Indústria e Comércio, de acordo com o regime instituído pela CLT, como associação sindical de 2º grau, coordenadora da categoria econômica dos profissionais liberais, compreendida no 11º Grupo do Plano da Confederação Nacional das Profissões Liberais, prevista no quadro a que se refere o art. 577 da CLT, com base territorial no Rio Grande do Sul.
A Federação recebeu a Carta Sindical em 19 de setembro de 1949 e contava na época com os seguintes filiados: Sindicato dos Contabilistas de Bagé, Livramento, Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre.
A Federação dos Contabilistas do Estado do RS, com sede e foro na cidade de Porto Alegre, foi constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal de grau superior, referentemente ao Grupo da Confederação Nacional das Profissões Liberais, constante no quadro de atividade e profissões a que se refere a CLT, que abrange as categorias profissionais de Contadores e de Técnicos em Contabilidade, cumprindo-lhe, ainda, colaborar com o Poder Público e as demais entidades sindicais no sentido de estabelecer a solidariedade profissional, pautando sempre seus atos e princípios de subordinação aos interesses nacionais.
Em 12 de junho de 1984, na gestão do Presidente Contador Alberto Rodolpho Bay, foi adquirida a atual sede que está localizada na Rua Vigário José Inácio, 371 Conj. 518, na Galeria do Rosário, Centro de Porto Alegre.
A Federacon foi constituída para fins de estudo, coordenação, proteção e representação legal em grau superior, referentemente ao grupo da Confederação Nacional das Profissões Liberais, constante do quadro de atividades e profissões a que se refere a CLT, que abrange as categorias profissionais de Contadores e Técnicos em Contabilidade e congrega atualmente 16 Sindicatos filiados, que são: Sindicatos dos Contabilistas de Bagé, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Ijuí, Lajeado, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, São Leopoldo, Uruguaiana, Santa Rosa e Vacaria. Assiste o direito de filiar-se à Federação o sindicato que participe do grupo profissional por ela representado e que satisfaça as exigências de seus estatutos e da legislação sindical em vigor.

PRERROGATIVAS

– Representar perante as autoridades administrativas e judiciais os interesses das categorias profissionais de Contadores e de Técnicos em Contabilidade, assim como os Sindicatos a mesma filiados;
– Promover a união e a solidariedade entre os Sindicatos filiados;
– Firmar contratos coletivos de trabalho para as categorias que representa, bem como, estabelecer as diretrizes básicas para a fixação de honorários profissionais, presentes às disposições do Código de Ética Profissional, efetuando consultas previas aos Sindicatos filiados para atendimento de tais objetivos;
– Eleger e designar os representantes das referidas categorias profissionais;
– Colaborar com o Poder Público, como órgão técnico e consultivo, no estudo e solução dos problemas que se relacionem com as mencionadas categorias profissionais, bem como, as respectivas entidades sindicais;
– Arrecadar a contribuição sindical associativa e outras, na forma da legislação em vigor, e no estatuto;
– Arrecadar as contribuições sindicais de todos os profissionais da contabilidade com o exercício no RS e com domicilio profissional não integrado na base territorial dos respectivos sindicatos existentes no citado Estado;
– Incentivar e coordenar a realização de congressos, conferências, simpósios, encontros, convenções e reuniões outras que atendam aos interesses técnico-culturais, sociais e profissionais das entidades filiadas e dos profissionais as mesmas integradas, bem como, organizar e promover tais reuniões sempre que sejam de âmbito regional, estadual, nacional ou internacional, com a coordenação dos Sindicatos filiados e observadas as diretrizes do MTPS.

Diretoria 2013/2016

Presidente: Sérgio Luiz Rossetto
1º Vice-Presidente Administrativo: Glicério ClaristoBergesch
2º Vice-Presidente Administrativo: Mário Kist
1º Vice-Presidente Executivo: Luiz Roberto de Souza Ávila
2º Vice-Presidente Executivo: Giuliano Pinheiro Vendrusculo
1º Vice-Presidente de Finanças: Sérgio Gilberto Dienstmann
2º Vice-Presidente de Finanças: Clésio Luis da Silva
1º Vice-Presidente Eventos Esportivos e Sociais: Fernando Spiller
2º Vice-Presidente Eventos Esportivos e Sociais: DelmarLuisBruxel

Suplentes
Nazareno Domingos
Mario Luiz M. Gularte
Solange DarosDeõn
Luiz Carlos Bordignon
Daniel Souza dos Santos
Carlos Andre L. Souto
Hildegard Rech
GiovanaGubertBiasolli
Roberto Rodolfo Drews

Conselho Fiscal
Efetivos: Rejane Teresinha da Rosa, Matheus F. dos Santos, Paulo Roberto C. Coelho
Suplentes: Elaine GorgenStrehl, LuisElemarL.Mielke, Valdemir Sousa Dias.

Delegados representantes junto à CNPL
Efetivos: Sérgio Luiz Rossetto, Glicério ClaristoBergesch
Suplentes: DelmarLuisBruxel, Fernando Spiller

www.rossetto.cnt.br

Sérgio Luiz Rossetto, presidente da Federacon

2014
30º Eicon será em Santa Rosa

Os diretores da Federacon/RS, DelmarLuisBruxel e Fernando Spiller, estiveram reunidos com lideranças do Sindicato dos Contabilistas da Grande Santa Rosa, juntamente com autoridades municipais e a coordenação da área de esportes do Sesc,  que é grande parceira da Federacon nos jogos de integração dos contabilistas.
Entre os assuntos tratados ficou definido que Santa Rosa vai sediar o Eicon 2014. A data prevista é 26, 27 e 28 de setembro de 2014.
A partir da realização do Eicon deste ano, em Santa Cruz do Sul, iniciarão os preparativos para o evento em 2014.

Por Osvaldir de Souza – Assessor de Comunicação – RMTB 8750