Início Geral Unidos de Santa Cruz é Superação

Unidos de Santa Cruz é Superação

Viviane Scherer Fetzer
[email protected]

Inspirada em Marquinho Lang, Escola de Samba Unidos de Santa Cruz levará

Criada em 1991, a Escola de Samba Unidos de Santa Cruz falará sobre “Superações: um passo da felicidade e se o milagre acontecer? O que poderá ser?”, homenageando Marco Antonio Lang, o Marquinho Lang, político estadual que superou as dificuldades depois de um acidente quando era bombeiro que o deixou paraplégico. 

Com três carros alegóricos, a Unidos de Santa Cruz vem para o desfile do dia 12 de março com o samba-enredo com letra e composição de Pedro Bernardo e o tema criado pelo carnavalesco Sérgio Ávila. Os materiais dos carros alegóricos são reaproveitados de um ano para outro e a confecção das fantasias e ornamentos dos carros é feita por pessoas da comunidade que seguem as ideias do carnavalesco. A escola conta com aproximadamente 180 integrantes e no desfile participam cerca de 250.

A escola possui dois títulos no Carnaval de Santa Cruz. Um deles falava sobre a Oktoberfest e o Encontro de Arte e Tradições Gaúchas (Enart) e o outro sobre a exaltação a Santa Cruz. Suas cores são o vermelho, o amarelo e o azul e tem como símbolo o elefante. Neste ano está buscando uma parceria com uma escola de samba da cidade vizinha Vera Cruz, para que eles participem do Santa Folia e a Unidos vá até lá também, “não temos nada confirmado, mas estamos em busca disso para que eles tragam um de seus carros alegóricos”, conta o presidente da escola Luciano Lima.

Bateria já está afinada para o desfile
 

Surpresas
Segundo o presidente, a Escola levará para a avenida algumas inovações. Levando a inclusão social, pretendem fazer um carnaval que demonstre a beleza do Carnaval de Santa Cruz. Luciano antecipa que muitos cadeirantes vão fazer parte do desfile da agremiação e o público pode esperar surpresas principalmente na comissão de frente.
 
Enredo

O enredo foi idealizado pela escola e, como disse o carnavalesco Sérgio Ávila, “poetizado” por ele. Um dos desafios era criar um enredo que não falasse apenas sobre a deficiência de Marquinho, então o carnavalesco viu na superação a oportunidade de criar algo alegre e leve e fez “Superações: um passo da felicidade e se o milagre acontecer? O que poderá ser?”. “Tive cinco encontros com o Marquinho para conhecer a história de vida dele e me emociono todas as vezes que falo sobre”, conta Ávila. 

Para contar toda a trajetória do homenageado na avenida, o carnavalesco trará anjos, porque Marquinho fala muito nisso, e também a família que é a base de tudo para ele. “O milagre que aconteceu com Marquinho de sua cabeça aceitar tudo o que passou e como é sua vida agora estará na Avenida para retratar a superação”, explica Ávila. O sol também estará em boa parte do desfile já que Marquinho está sempre sorrindo. 

O desfile contará com três alas uma retratando a inocência e as perdas da infância, outra que fala sobre a adolescência e sua carreira política e a última sobre superação. Grandes surpresas podem ser esperadas porque o carnavalesco possui 12 anos de experiência na criação de enredos. 

O samba enredo foi criado pelo ator e músico Pedro Bernardo. Ele participou do elenco de Malhação (Rede Globo), em 2012, como Dieguinho. Pedrinho do Cavaco, como é conhecido, foi apadrinhado por Milton Nascimento. Já trabalhou em parcerias com Arlindo Cruz, Zeca Pagodinho, Alcione, entre outros. Pedro tem amigos em Santa Cruz e isso facilitou essa parceria. 

Homenageado

Marquinho Lang tem sua história marcada pela superação. Com 50 dias de vida foi doado pela mãe, que não tinha condições de o criar, a uma família que morava perto de sua casa em Bom Retiro do Sul. Começou a participar de carnavais aos 15 anos em Venâncio Aires e desfilou em vários municípios da região, era da bateria e tocava caixeta. 

Seu grande sonho era ser militar. Prestou concursos para isso e conseguiu ingressar no Corpo de Bombeiros em 1989. No ano de 1997, durante um treinamento da corporação, caiu de uma altura de 10m. Ficou 20 dias em coma e teve que encarar uma nova vida. A partir dali o bombeiro, jogador de futebol, apaixonado por esportes, que não tinha vícios passou a andar em uma cadeira de rodas, pois estava paraplégico. Retomou sua vida depois de ficar algum tempo nas casas de suas irmãs e de sua família. Alugou uma casa, regularizou a carteira de motorista, treinou um time de futebol, além de organizar um campeonato de futebol.  

Na política foi vereador de Bom Retiro do Sul, em 2000, concorreu a deputado estadual em 2002 e ficou como suplente assumindo a cadeira na Assembleia Legislativa em 2005. Em 2006 foi o terceiro mais votado do Partido Democratas e garantiu sua cadeira como titular na Assembleia. Concorreu a deputado federal, mas não se elegeu. Sempre defendeu as bandeiras da segurança pública, educação especial e questões sociais. Casado, é pai de gêmeos, dois meninos, e fala que eles são sua vida. 

Samba enredo 

“Superação”

Pedro Bernardo

Família é presente divino
Anjos conduzem meu destino
O milagre da vida, é acreditar
Superação é viver, é sonhar
Família é presente divino 
Anjos conduzem meu destino
O milagre da vida, é acreditar
Superação é viver, é sonhar
A fé que me guia 
Me fez acreditar
Em busca da felicidade aprendi a caminhar
Menino predestinado fui adotado 
A sorte mudou minha vida
No calor do sol cresci e me criei 
Agricultura marcou minha lida
Cai na batucada da folia
Na pura cadência do meu coração
Encontrei a alegria, levantei meu astral
Vesti fantasias, brinquei carnaval
Caí na batucada da folia
A pura cadência do meu coração
Encontrei a alegria, levantei meu astral
Vesti fantasias, brinquei carnaval
Bombeiro guerreiro
Apaixonado pela profissão
Esportista cheio de garra, devoção
Nada conseguiu parar, ofuscar
O desejo e o olhar campeão 
Enquanto havia a esperança
Marquinho Lang é exemplo de superação
Acreditar é um milagre que faz viver
O sorriso não se apagou
Deputado, vereador
De vermelho e branco se pintou
Unidos, minha paixão
Escola do meu coração
Família é presente divino 
Anjos conduzem meu destino
O milagre da vida, é acreditar
Superação é viver, é sonhar