Diego Dettenborn – [email protected]
Iniciado ainda no mês de dezembro do ano passado, pela Unimed-Brasil a campanha “Eu Ajudo na Lata”, que se estenderia até o final deste mês, já conseguiu arrecadar cerca de um milhão de lacres de alumínio, contemplando assim, três deficientes físicos da região dos Vales. Com o sucesso da campanha não existe prazo determinado para encerramento da ação. Dento de alguns dias a campanha deverá contar com a quarta cadeira de rodas.
O projeto tem dois focos principais e distintos, mas que, no entanto, se completam. O primeiro diz respeito a conscientização ambiental e o segundo é voltado para a responsabilidade social. A coordenadora da área de Gestão de Responsabilidade Socioambiental (GRSA) da Unimed VTRP, Jelci Danieli Southier, destaca a ação. “Ao mesmo tempo em que temos um foco ambiental, incentivando os cidadãos a não jogarem no lixo aquilo que pode ser reaproveitado, também conseguimos ajudar deficientes físicos, que antes não teriam uma perspectiva de adquirir uma cadeira de rodas, facilitando assim a acessibilidade. Ficamos muito felizes com o resultado. É realmente gratificante ver uma causa como esta sendo apoiada pela comunidade.”
A escolha dos deficientes físicos que deverão ser beneficiados com as cadeiras de rodas é feita após consulta a entidades específicas. Até o momento a campanha já conseguiu, através da venda de cerca de 600 garrafas pet, destinando os recursos para as unidades da Unimed de Santa cruz do Sul, Lajeado e também do Vale do Jacuí.
Após recolhidos os lacres, é procurado pelos responsáveis da Unimed, uma empresa de sucata para a venda do montante. Segundo Jelci, é sempre levado em conta o valor oferecido pela empresa, que gira em torno de R$2 e R$2,30 o quilo. “Existe um mito a respeito ao valor dos lacres. Muita gente recolhe e guarda em casa acreditando que o lacre de alumínio tem um valor alto e não é vendido por quilo, mas sim por unidade. Na verdade o lacre, na hora da venda, é contabilizado como alumínio, nada mais do que isso. Algumas pessoas até nos perguntam se trocamos os lacres por cadeiras, na verdade convertemos o valor obtido com a venda por quilo do material para daí sim comprar as cadeiras.” Conta a coordenadora que ainda conclui. “Não temos o objetivo com esse projeto de induzir as pessoas a consumirem mais bebidas, mas sim aproveitar de melhorar forma aquilo que antes era jogado fora.”
Interessados em doar material podem procurar o Edifício Centro Profissional Unimed, Rua Marechal Deodoro nº 166 ou entrar em contato pelo telefone 3713 8300.
Divulgação/Unimed VTRP

Grupo Parceiros Voluntários de Santa Cruz arrecadou cerca de 15 mil lacres
Parceiros Voluntários
A Unidade Parceiros Voluntários de Santa Cruz do Sul repassou na tarde da última segunda-feira, 24, mais de 15 mil lacres de alumínio recolhidos para a Campanha “Eu Ajudo na Lata”. “É um grande orgulho poder ajudar nessa iniciativa”, destacou a coordenadora da unidade, Alice Kwiatkowski.














