Início Opinião Unisc: 18 anos de ações voltadas à comunidade

Unisc: 18 anos de ações voltadas à comunidade

O ano de 2011 foi de muitas conquistas na Unisc. Além da qualidade no ensino oferecido, outro fato que tem levado a Instituição a ter a cada ano ampliado o número de vestibulandos, é o programa de concessão de bolsas e financiamentos que, aliado aos programas do Governo Federal, de municípios e de empresas da região, tem permitido o acesso ao ensino superior de um número cada vez maior de jovens. Atualmente 67% dos estudantes possuem algum tipo de auxílio: hoje são quase 800 que possuem bolsas 100% ProUni e para 2012 esse número deverá passar de 1.000.
A Unisc também se preocupa também com o bem-estar de seus funcionários, oferecendo a professores e técnicos administrativos condições de trabalho que levaram a Instituição a ser considerada, pela quarta vez consecutiva, como uma das 150 melhores empresas/instituições para se trabalhar no Brasil, conforme pesquisa do Guia Você S/A – Exame. 
Merece destaque o Índice Geral de Cursos obtido pela Universidade em 2010 e mantido em 2011, medida usada pelo MEC para avaliar o desempenho acadêmico das Instituições de Ensino Superior. Apenas 7% das IES no Brasil estão posicionadas nos conceitos 4 e 5. Com esse índice a Unisc figura entre as cinco melhores universidades do Brasil, considerando as comunitárias, confessionais e particulares.
Outro fato importante foi a realização do primeiro Vestibular no Campus de Montenegro, com abertura de vagas para os quatro primeiros cursos. Já no dia 10 de dezembro foi realizada a formatura da primeira turma do curso de Medicina. A partir de agora, a prioridade é a conquista do credenciamento do Hospital Santa Cruz como Hospital de Ensino, meta que acreditamos irá se concretizar ainda em 2012 e que será fundamental para reforçar o binômio formação-assistência, ampliando ainda mais o número de atendimentos. Em dezembro, ocorreu a formatura da primeira turma das Residências Médicas do Hospital Santa Cruz, nas áreas de Clínica Médica, Medicina de Família e Comunidade, Pediatria e Cirurgia Geral, fato que se repetirá anualmente.
Durante o ano de 2011 foram reconhecidos os cursos de Medicina, Engenharia Civil, Tecnologia em Gastronomia e Direito – sobradinho e iniciamos a oferta do nosso 8º Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu: o Mestrado em Administração.
Para 2012, além de investimentos em diversas áreas, com destaque para os laboratórios e bibliotecas, a Unisc projeta a construção de novos prédios – um para abrigar os programas de doutorado em Direito e Desenvolvimento Regional e outro para a área de pesquisa, incluindo laboratórios para as áreas tecnológicas, a serem construídos com recursos externos obtidos através de editais junto à FINEP e Secretaria Estadual de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico. O ano de 2012 vai marcar os 50 anos de criação da Apesc. Muitas atividades estão sendo planejadas para comemorar o primeiro passo dado, em 1962, para a criação do Ensino Superior em nosso município e na região.
Nesta oportunidade, aproveitamos para agradecer a todos – comunidade, estudantes, professores, técnicos administrativos, administrações municipais, estadual e federal, empresas, entidades, instituições – que compartilham conosco o desenvolvimento da Unisc. Feliz 2012!

*Reitor da Unisc e Presidente da Apesc