Início Educação Unisc anuncia plano de desenvolvimento até 2017

Unisc anuncia plano de desenvolvimento até 2017

Após estudos e debates ao longo de um ano e meio, a Unisc concluiu o seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período 2013-2017. O PDI é um instrumento de planejamento exigido pelo Ministério da Educação (MEC) para todas as instituições de ensino superior, cuja periodicidade é de cinco anos. O documento explicita a filosofia de trabalho, projeta novos cursos e outras inovações, orienta os planos anuais e atualiza a missão, visão, valores e objetivos da Universidade, contendo 21 metas, 54 políticas, 199 diretrizes e 404 ações, abrangendo as dimensões de graduação, pós-graduação, pesquisa, extensão e gestão.
Para o reitor Vilmar Thomé, mais do que atender uma exigência legal, o PDI é fundamental enquanto instrumento de planejamento do futuro da Instituição no médio prazo. “É um mecanismo que expressa o entendimento do conjunto da comunidade acadêmica por ter sido construído a muitas mãos, com mais de 900 participantes nas diversas atividades, incluindo docentes, técnicos administrativos, estudantes e representantes da comunidade regional”, salientou.
Thomé acrescentou, ainda, que o crescimento com qualidade é um aspecto central do documento. “Estamos projetando um crescimento anual de 3% de estudantes da graduação, com aumento de vagas e novos cursos de graduação, nos diversos campi da Instituição, além da ampliação dos cursos de especialização e de ao menos dois novos doutorados”, acrescentou. Entre os cursos previstos, o reitor revelou que constam novas alternativas nas diversas áreas do conhecimento, bem como o início da graduação na modalidade ensino a distância (EaD).
O pró-reitor de planejamento e desenvolvimento institucional da Unisc, João Pedro Schmidt, destaca que as grandes marcas estão sendo reafirmadas, como o caráter comunitário, a democracia e a cooperação com a sociedade, mas também traz novas ênfases, como a sustentabilidade ambiental e a internacionalização da Universidade. Disse também que as 21 metas expressam a preocupação com o equilíbrio nas diferentes dimensões. “A Universidade não vai focar apenas uma área. As metas revelam a intenção de fortalecer o trabalho em todas as dimensões, tanto no ensino e na pesquisa quanto na extensão e na gestão”, afirma.

Jô Nunes

Entre as metas da Unisc para o período 2013-2017 estão:
• Manter o conceito 5 na Avaliação Externa e o 4 no Índice Geral de Cursos do MEC;
• Aumentar em 20% a média anual de artigos científicos em revistas renomadas;
• Manter o atendimento nas clínicas de saúde e de assistência judiciária gratuita em 60 mil atendimentos/ano;
• Manter programas de inclusão e assistência social a 16 mil beneficiados/ano;
• Proporcionar atividades artísticas e culturais a um público de 50 mil pessoas ao ano;
• Elevar o nível anual de investimento para 10% em relação à receita líquida;
• Incrementar a internacionalização da Universidade em 10%;
• Fortalecer boas práticas ambientais na Unisc, mantendo nos níveis atuais o consumo per capita de água e de energia elétrica, melhorar a segregação dos resíduos aumentando os recicláveis para 20%, e incluir novas tecnologias em todas as novas construções.