Início Educação Unisc é a 3ª melhor universidade não pública do RS e a...

Unisc é a 3ª melhor universidade não pública do RS e a 6ª melhor do Brasil

Os resultados do Índice Geral de Cursos (IGC) e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), referentes ao ano de 2011, divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP), reafirmaram a Unisc como uma das melhores instituições no segmento das não públicas, ou seja, das comunitárias e particulares. Os índices divulgados pelo MEC referem-se ao ciclo 2009, 2010 e 2011. No Brasil, foram avaliados 18.346 cursos de 2.136 instituições, entre universidades, faculdades e centros universitários.
Pelo 3º ano consecutivo a Instituição alcançou conceito 4 (escala de 1 a 5) no IGC, índice resultante da média ponderada dos Conceitos Preliminares de Curso (CPC) da graduação e dos conceitos dos programas de mestrado e doutorado. A Unisc se coloca em 3º lugar no RS e na 6ª colocação no Brasil dentre as universidades não públicas, tendo mais de 75% dos seus cursos de graduação obtido CPC 4 ou 5.

Esse resultado reflete os permanentes investimentos feitos pela Unisc para manter a elevada qualificação de seu corpo docente e da infraestrutura. Atualmente a Unisc conta com quase 87% dos seus professores com título de mestre ou doutor, sendo que os demais contam, no mínimo, com o título de especialista.
O reitor da Unisc, Vilmar Thomé, destaca a relevância dos resultados obtidos. “Trabalhamos para estar entre as melhores universidades do país. A manutenção do conceito 4 no IGC e os bons conceitos dos cursos são fundamentais para mostrar aos nossos estudantes, às suas famílias e à comunidade local e regional que estamos conseguindo esse objetivo. Desse modo, criamos as condições para continuar sustentando o nosso processo de desenvolvimento e para manter as portas abertas junto aos órgãos governamentais, o que é importante para alavancar novas iniciativas”. revela
A afirmação da Universidade como uma Instituição na faixa do IGC 4, aliada ao conceito 5 atribuído pela Comissão de Avaliação Institucional Externa em 2010, reforçam os compromissos assumidos pela Universidade em seu Projeto Político-Pedagógico Institucional e, em especial, no que se refere à  avaliação como um processo contínuo para a melhoria e aperfeiçoamento da qualidade do ensino, da pesquisa, da extensão e da gestão universitária.