Início Cultura Valorização | Seguem os preparativos para os 200 anos da imigração alemã

Valorização | Seguem os preparativos para os 200 anos da imigração alemã

Comissão Organizadora local deu início aos encontros com as subcomissões de Santa Cruz

Lucca Herzog
[email protected]

Nos preparativos para os 200 anos da imigração alemã no Rio Grande do Sul, juntamente com os 175 anos da imigração em Santa Cruz do Sul, que acontecem em 2024, tendo como marco principal o 25 de julho, representantes da comissão estadual oficial do Bicentenário, vinculados à cultura germânica regional, reuniram-se junto à imprensa na manhã desta quarta-feira, 4, na Secretaria de Cultura, para atualizações sobre o planejamento do ano comemorativo.

Planejamento

O grupo planeja uma série de encontros com escolas, universidades, clubes sociais e esportivos, igrejas, museus, associações culturais e entidades ligadas à economia. Com o objetivo de juntar esforços e gerar iniciativas proveitosas para toda a sociedade, a Comissão Oficial foi encarregada de definir e reunir-se com as nove subcomissões organizadoras, que contemplarão eixos da sociedade civil, cultural, religiosa e demais segmentos que marcam a história da cultura germânica no município.
Dentre estes eixos, alguns tópicos já podem ser destacados. São eles: promover palestras que reflitam sobre a importância da fé para o convívio comunitário; promover eventos como os celebrados no passado – ao ar livre, com ornamentações de flores e verde, com música sem amplificadores de som, com a gastronomia antiga; eventos na área da educação centrados na memória; incentivo a estudantes para pesquisa de tradições culturais e realização de entrevistas de testemunhas históricas; resgate das associações e tradições esportivas; levantamento das diferentes modalidades esportivas tradicionais; abordar o papel da mulher imigrante; levantamento de fatos históricos que remetem aos antecedentes da imigração; ensino da língua alemã.
Nesse sentido, as subcomissões preparam uma programação com atividades em áreas como fé e religiosidade, educação, língua, turismo, esportes, arquitetura, gastronomia, cultura e folclore, economia, comunicação, logística, resgate histórico e legado cultural. De acordo com o presidente da Comissão Organizadora de Santa Cruz, Paulo Trinks, até o fim do ano, todas as coordenadorias serão convidadas a colaborar com sugestões de ações. “Vamos ouvir os representantes de todos os grupos para criar uma programação que valorize a contribuição da cultura germânica, com o objetivo de reconhecer o trabalho realizado pelos que nos antecederam e motivar as novas gerações para a preservação da cultura”, garantiu Trinks.
Além de Paulo Trinks e Nasário Bohnem, o grupo executivo de Santa Cruz é formado por Djalmar Marquardt, Marcelo Corá, Lissi Bender, com representação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A comissão executiva deixa claro que ainda trata apenas de ideias que possam apoiar ou ensejar mais ideias entre os componentes dos diferentes grupos participantes, para podermos celebrar a imigração alemã com um olhar atencioso para a promoção, o enriquecimento cultural e a permanência do legado dos imigrantes.

Para participar

Mais informações sobre as comemorações alusivas ao Bicentenário da Imigração Alemã no RS podem ser acessadas pelo endereço www.bicentenarioalemao.rs.gov.br. No mesmo site, pode ser preenchido o Formulário de Adesão, em que municípios e entidades podem realizar a inscrição de eventos para o ano de 2024, alusivos às comemorações. Ideias iniciais que possam contribuir ou subsidiar o debate e servir de fomento a outras sugestões para a realização de eventos e atividades também são bem-vindas. Paulo Trinks adiantou que o elo de gastronomia, música, indústria e desenvolvimento ganhará importantes colaborações, ao celebrar e valorizar-se não só o migrante alemão, mas também os seus encontros culturais e a integração humana, entre as diversas etnias componentes da sociedade.