
O Veteran CarFest e o 4º Encontro do Antigomobilismo Gaúcho aconteceram no último fim de semana no Parque da Oktoberfest e atraíram mais de 8 mil pessoas. Promovido pelo Veteran Car Santa Cruz e pela Federação Brasileira de Veículos Antigos (FBVA), o evento contou com apoio da Prefeitura de Santa Cruz do Sul, por intermédio das secretarias de Turismo e de Cultura e Economia Criativa, além de patrocinadores e parceiros locais.
Mais de 500 veículos estiveram expostos no Centro de Eventos, no Pavilhão 2 e na área externa, com destaque para modelos clássicos como o Ford 1946, da família Kaempf – atualmente pertencente a Luciano Ost –, além de relíquias como o Mercedes 52, Ford 29, Ford Sedan Delux 1940, Miuras fabricados no Rio Grande do Sul, Belair 1957, entre outros. O encerramento, no domingo, teve como momento especial a premiação de 70 veículos destaque.
Além da mostra automobilística, o fim de semana foi marcado por atrações paralelas como a Feira de Artesanato e Economia Criativa, organizada pela Secretaria Municipal de Cultura, e a Feira de Pulgas, realizada no Pavilhão 3. No palco, as bandas Crazy Heat, The Travellers, Nicholas Oliveira, Viúva Negra e Icona animaram o público com apresentações ao vivo.
O presidente do Veteran Car Santa Cruz, Márcio Frantz, lembrou a trajetória do evento, que acontece no município desde 2003. “Quisemos aquecer os corações com boas memórias. As pessoas encontraram modelos que lembravam do carro do avô, do pai, excepcionais lembranças de viagens e sonhos realizados”, afirmou. O presidente do Conselho Consultivo da FBVA, Roberto Suga, parabenizou os organizadores e destacou a receptividade da cidade. “Santa Cruz do Sul está disputando essa fatia de eventos que movimentam milhões. Que possa ser candidata a sediar o Encontro Sul-Brasileiro de Veículos Antigos em 2027”, estimou.
A secretária municipal de Turismo, Jaqueline Marques, reforçou a importância do encontro para o município. “O Veteran CarFest é muito mais do que um evento de carros antigos – é um reencontro com a história, com as memórias afetivas que cada veículo carrega. São eventos como esse que reforçam a identidade de Santa Cruz do Sul como destino acolhedor, apaixonado por cultura, tradição e experiências que tocam o coração”, declarou.















