Início Cultura Vera Cruz | CTG Candeeiro da Amizade é representante da região no...

Vera Cruz | CTG Candeeiro da Amizade é representante da região no Enart

Entidade integra a Força A e se apresentará no sábado pela manhã, às 10 horas, com temática ligada à piedade

Pilcha é baseada em momento histórico, após dez anos da Guerra dos Farrapos

Fabrício Goulart
[email protected]

Os ensaios do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Candeeiro da Amizade, de Vera Cruz, foram intensos nos últimos meses. Única da 5ª Região Tradicionalista a pisar no tablado do Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (Enart) em 2023, a Invernada Adulta será a representante de 13 municípios – incluindo Santa Cruz do Sul, e está inserida na Força A. A apresentação ocorrerá no sábado, às 10 horas.
Para o patrão, Geovane Schroeder, a representação é motivo de muito orgulho. “[Estamos] colhendo o fruto de 33 anos com sequência de trabalho, conseguindo chegar, pelo segundo ano, na final em Santa Cruz”, afirma. Também integrante da gestão, o tradicionalista Paulo Mans diz que foram muitos ensaios e dedicação do grupo, sempre com foco: “Muita emoção, a cada apresentação eu começo a chorar.”
Fundado em 1990, o CTG Candeeiro da Amizade chegou à Força B em 2019. Já em 2022, ficou em 14° lugar, entre os 15 melhores da classificatória, e passou à disputa de domingo, na Força A. Bruna Rafaela Kohl (32) é instrutora e uma das prendas que integra a Invernada Adulta que participará do Enart. “De sexta passada, até a do início do festival, só não ensaiamos na segunda-feira”, diz.
Bruna tem uma relação de longa data com o CTG e começou a dançar na Invernada Mirim. Na Adulta, está desde 2011 – com períodos de altos e baixos – e depois de passar também pela Juvenil. “A nossa expectativa é de apresentar um ótimo trabalho e tentar ao máximo mostrar toda a dedicação que o grupo teve”, aponta.
O Candeeiro entrará no Ginásio Poliesportivo, no Parque da Oktoberfest, com a temática “Pampa Pietá”, ou piedade. Segundo a sinopse, “em meados do século XIX, os estancieiros buscam forças para reconstruir o Rio Grande. Após dez anos da Guerra dos Farrapos, homens e mulheres calejados após tanta perda e destruição, rogam por um novo recomeço”. A pilcha que será utilizada é histórica, baseada nos estancieiros da época.
Tainara Vanessa Seibel (22) dança desde 2018 e é outra das prendas a representar a região no Enart. “Estamos muito empenhados em fazer o nosso melhor e colocar o nosso nome em destaque no Estado”, comenta. Segundo ela, o trabalho está sendo realizado em muitas mãos e cada um que auxilia merece agradecimentos: “Esse final de semana pode ser um divisor de águas para nossa entidade, visto que estamos realizando um trabalho muito completo e complexo, nos dedicando ao máximo para que tudo saia como o esperado.”

Tainara é uma das integrantes do CTG a representar a região
Fotos: Divulgação

Programação paralela

A programação será marcada pela chegada da Imagem Nossa Senhora da Medianeira, às 18h30min; abertura oficial às 19 horas e início da competição, às 20h30min. No sábado e domingo, as eliminatórias se iniciam a partir das 8 horas, com encerramento por volta das 20h30min. Também serão realizadas programações paralelas. O XXXI Tchêncontro Estadual da Juventude Gaúcha no sábado, às 13 horas, no Palco J ao lado da Praça de Alimentação. Apresentações artísticas estão programadas para ocorrerem a partir das 9h30min, na Praça Getúlio Vargas, e o desfile na Rua Marechal Floriano, às 11h horas. Ambos no sábado.

Ficha técnica

Coreógrafo responsável: Luis Afonso Ovalhe Torres
Pesquisa: Luis Afonso Ovalhe Torres e Gabriel de Souza
Contexto de apresentação: Gabriel de Souza
Instrutores: Alex Von Martin, Bruna Kohl e Paulo Chervenski