Início Geral Vereador indica programa federal para construir complexo esportivo em Santa Cruz

Vereador indica programa federal para construir complexo esportivo em Santa Cruz

Cleber dos Santos Pereira apresentou projeto ‘Brasil em Campo’, e sugeriu adesão ao Executivo

Tiago Mairo Garcia
[email protected]

Projeto ‘Brasil em Campo’, do Governo Federal, foi indicado
para ser aderido pelo Município. Cléber sugere implantação
do complexo no Parque da Oktoberfest. – Foto: Divulgação

Fomentar a prática esportiva em uma estrutura adequada. É com este propósito que o vereador Cléber dos Santos Pereira (DEM) apresentou na última segunda, 8, durante a sessão ordinária da Câmara, o programa ‘Brasil em Campo’, desenvolvido pelo Governo Federal, como indicação para que o Município possa aderir ao projeto e realizar o investimento. O pedido do vereador foi aprovado por unanimidade.

Pereira explica que o programa trata de uma parceria entre os governos federal e municipal para a construção de uma moderna estrutura esportiva e paradesportiva, com livre acesso a toda a população. “A ideia do projeto é potencializar Santa Cruz na área esportiva”, frisou o vereador. Ele destaca que seu gabinete já fez os primeiros contatos com a assessoria do ministro Onyx Lorenzoni (DEM), do Ministério da Cidadania e recebeu a confirmação para seguir adiante com a implantação do projeto no Município.

“Apresentei a ideia ao Eduardo Maciel, assessor que levou o projeto ao conhecimento da prefeita Helena Hermany. Recebi, de forma informal, que a prefeita havia gostado da ideia. Realizamos a indicação para que o executivo providencie os demais trâmites para aderir ao programa”, disse o vereador.

O programa ‘Brasil em Campo’ prevê a criação de infraestrutura esportiva e paradesportiva em todo o território nacional, a fim de democratizar o livre acesso a atividades físicas de qualidade, promover cidadania e unir as pessoas, inspirando-as a superarem seus próprios limites e transformarem suas vidas.

O programa conta com ações federais, municipais e da iniciativa privada. Os municípios interessados devem fornecer os terrenos de 24 mil metros quadrados já terraplanados, cercados e iluminados. A construção da estrutura, que custará cerca de R$ 1,2 milhão, será feita com verbas de emendas parlamentares e será de responsabilidade do Ministério da Cidadania. As obras tem previsão estimada de serem executadas em 100 dias.

Após ser concluído, o projeto ficará a cargo das gestões locais e empresas interessadas em explorar o espaço, que será compartilhado com turnos escolares de segunda a sábado. “O contrato, a princípio, será de cinco anos. Ao final, o Governo Federal fará a inspeção e análise. Se o equipamento estiver em perfeito estado de conservação, imediatamente, a União transferirá todo equipamento e gestão para o município”, pontuou Onix Lorenzoni, ministro da Cidadania, durante a apresentação do projeto, em 7 de outubro do ano passado.

O projeto do programa conta com um campo de futebol oficial de 105m x 68m, com grama sintética; três quadras poliesportivas; uma pista oficial de atletismo; uma cancha de bocha paraolímpica; duas quadras de areia; uma academia ao ar livre; uma área para recreação infantil; um pórtico de entrada; um vestiário feminino e um masculino; um módulo para administração; um módulo para lanchonete e um módulo para loja.

Em Santa Cruz, Pereira sugere que o complexo seja construído dentro da área do Parque da Oktoberfest, mas que caberá ao executivo definir o local. “Com este projeto poderemos ter um centro olímpico em Santa Cruz, e com a estrutura no Parque da Oktoberfest não haverá um custo de manutenção adicional pela área ter o espaço e já estar estruturada”, frisou o vereador. A indicação foi encaminhada ao gabinete da prefeita para que o município desenvolva o projeto e avalie a adesão ao programa federal.