Início Colunas Vermelho cinzento

Vermelho cinzento

Na vida, nem tudo é “claro” ou “sombrio”. Pelo contrário. Existem, e prevalecem, os tons “cinzentos”. Isto não é referência a um filme que você provavelmente tenha assistido, mas vamos tentar aplicá-lo ao contexto do futebol. Mundialmente, fala-se na Premier League inglesa. É considerado um dos melhores campeonatos nacionais, senão o melhor. Um dos grandes representantes dessa competição, em termos históricos, é o Liverpool. Em 1981, perdeu um título mundial para o Flamengo, mas nem por isso deve passar por desmerecimento. O Flamengo era um time excepcional na época, com Júnior, Nunes, Zico e outros craques.

Anos atrás, eu li uma entrevista do argentino Jorge Valdano, campeão mundial em 1986 ao lado de Maradona. Valdano é considerado um grande pensador do futebol. Base para isso ele tem: foi jogador, técnico e dirigente do Real Madrid, o clube mais vencedor do planeta. Ele preconiza o futebol de alta técnica, com toque de bola e ofensividade, em prol do espetáculo. Na entrevista, ele elogiava justamente o Liverpool. Mas o futebol inglês não é tipicamente de cruzamentos e bola aérea, “chuveirinhos”, sem tanto jogo pelo chão? Claro que hoje essa impressão é uma ideia antiga, mas o Liverpool, muitos anos atrás, não seguia a tradicional receita do futebol inglês. Valdano realçou que a tradição do Liverpool era de toque de bola, jogo técnico, sem bola “rifada”.

Em 1996 ou 1997, não lembro bem, eu voltava do dentista e, ao chegar em casa, passava um jogo do Liverpool na televisão. E o que Valdano disse estava lá, na tela da TV. Um futebol estupendo, de grande “manejo de la pelota”, como dizem nossos fronteiriços “hermanos”. Destacavam-se, ao meu ver, dois jogadores. Um deles, o extraordinário John Barnes, um grande craque, que tinha começado a carreira na lateral-esquerda e passado para a meia-cancha. O outro era Steve McManaman, que jogava na lateral como fizera Barnes antes, um ala bem ofensivo. McManaman, por sua vez, jogaria posteriormente no Real Madrid dirigido por… Valdano.

Em 1984, John Barnes – atuando pela seleção inglesa – marcou um gol antológico contra o Brasil no Maracanã, em amistoso. Recebeu lançamento na lateral-esquerda (sua posição na época), fez “fila” na defesa verde-amarela, passou pelo goleiro e anotou um gol maravilhoso.

Quanto àquela história de que o futebol inglês é só bola aérea? O pessoal da cidade dos “Beatles” não parece concordar muito, não. Num exercício de imaginação, digamos que os tons “cinzentos” se adaptam muito bem à camisa vermelha do Liverpool. Duvidam?

Por Nelson Treglia

Dupla Gre-Nal: domingo na Arena tem Grêmio x Fluminense (16h) e na segunda-feira, América x Inter em Belo Horizonte (20h).