Início Geral Vila Histórica Germânica foi novidade na Festa da Alegria

Vila Histórica Germânica foi novidade na Festa da Alegria

A 29ª Oktoberfest e Feirasul, em 12 dias de eventos, evidenciaram, além da cultura germânica, os produtos coloniais feitos pelas agroindústrias, que garantem o sustento de muitas famílias de Santa Cruz do Sul. A Vila Histórica Germânica, localizada à direita do Pórtico do Parque, retratou mais de 100 anos da arquitetura do município com destaque para os painéis com reprodução de prédios históricos da cidade preservados até hoje. Integram a exposição o Residencial Meurer (atual Sindilojas), Sociedade Beneficente Lessing, Estação Ferroviária (atual Centro de Cultura Jornalista Francisco J. Frantz), Igreja Evangélica, Comércio Residência Dlilem, Casa União Popular (atual Cooperativa Sicredi), Residencial Kessler e a Catedral São João Batista.
 A Vila ocupou uma área de 5 mil metros quadrados, com 10 casas para a comercialização de produtos coloniais como embutidos cárneos, bolachas, pães, cucas, tortas, sucos, derivados de leite e de cana, doces, geleias, além de artesanato. Os expositores eram provenientes de Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Bento Gonçalves e Candelária. A doceira Marejane de Toni, de Bento Gonçalves, expôs seus produtos pelo segundo ano na Oktoberfest e garante que o diferencial do estande é a degustação. “A pessoa prova, se surpreende e sabe o que está levando”, declara. A Casa da Serra ofereceu aos visitantes uma combinação nutricional com sabores típicos da cultura alemã, caracterizada pela mistura do doce e do salgado em geleias e doces compostos por frutas, nozes e pimenta.

Agência Assmann

Espaço destacou agroindústrias e prédios históricos

Agroindústrias participantes
Embutidos coloniais Tangerinas – Embutidos Cárneos
Markel Produtos Coloniais – Bolachas, pães, cucas, tortas, pizzas
Agroindústria Familiar Sukellos – sucos
CEACA – Derivados de Cana
Casa da Serra – doces e geleias
Agroindústria Hennig – Derivados de cana e doces
Betallate – derivados de leite
Schena Embutidos – Embutidos cárneos
Conservas Hitsch – conservas, doces e bolachas
Rota Germânica Rio Pardinho – Artesanato

Feirasul dispõe de variedade para os visitantes

A Feirasul, que ocorreu junto à 29ª Oktoberfest, foi um dos grandes destaques da maior festa alemã do Estado. Este ano, a feira que evidenciou o potencial da indústria e do comércio do município, conta com 264 estandes e 200 expositores dispostos em quatro pavilhões. De acordo com Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp), parceira da Prefeitura na organização dos eventos, até a sexta-feira, 11 de outubro, as vendas já haviam ultrapassado em 20% as do ano passado. “Diante do sucesso do faturamento, os espaços para 2014 já estão sendo comercializados no escritório da Assemp dentro do Parque e podem ser adquiridos com pagamento em até 10 vezes”, explica o coordenador da Feirasul, Luiz Wendt.
A área dedicada à Feirasul dentro do Parque aumentou para 5,2 mil metros quadrados, 20% a mais do que no ano anterior. Fora dos pavilhões, na área externa, outros 10 estandes foram montados. Os pavilhões contaram com corredores espaçosos com quantro metros, além de câmeras de monitoramento para segurança dos lojistas e visitantes. No local o público teve a sua disposição ofertas de serviços e produtos variados, como flores, artesanato, roupas de cama, mesa e banho, confecção, doces, calçados, joias, objetos de decoração, acessórios para celulares, utensílios de cozinha, entre outros. Os expositores são provenientes do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro.

Agência Assmann

Movimento na Feirasul foi intenso durante todo o evento

EXPOSITORES
O Pavilhão 2, dedicado às empresas de Santa Cruz, com estandes institucionais,  foi uma das novidades deste ano. Além disso, o público feminino possuiu um espaço de beleza diferenciado no Pavilhão 4. Na compra de qualquer produto o visitante recebeu de brinde uma maquiagem, limpeza de pele ou análise capilar. “É uma estratégia para cativar o público e fazer com que ele conheça os nossos produtos”, garante a vendedora Lívia Brum Gonçalves. No Pavilhão 3,  o espaço da Liga Feminina de Combate ao Câncer, de Santa Cruz do Sul, ofereceu, além de informações sobre a doença e o tratamento, a comercialização de produtos como cupcakes, mantas, bolsas e livro de receita, com renda revertida para a assistência dos pacientes em tratamento. Para os que gostam de decoração no estilo vintage, um estande no Pavilhão 4 reservau uma variedade de modelos de quadros.