As mobilizações voltadas à inclusão de pessoas com deficiência (PcDs) no mercado de trabalho em Santa Cruz do Sul, capitaneadas pela Comissão Municipal de Emprego (CME) no ano passado, voltam agora ao debate na 8ª Semana do Empreendedor. “Trabalho e empreendedorismo da pessoa com deficiência” é o tema escolhido para o VI Seminário promovido pela Comissão, dentro da programação do evento, que acontece nesta terça-feira, 21, às 14 horas, no Espaço Assemp, no parque da Oktoberfest.
O evento visa explorar as formas de inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, passando pelas políticas públicas existentes e também buscando analisar exemplos de sucesso, tanto em termos de trabalho empregado como no empreendedorismo. Para facilitar a compreensão dos deficientes auditivos, haverá a presença de um intérprete em LIBRAS.
O seminário terá como painelistas Rafael Faria Giguer, auditor fiscal do trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego. É engenheiro de materiais graduado pela UFRGS, onde também foi servidor, trabalhando no Programa Incluir – Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade. Silvania Laissmann, pedagoga com pós-graduação em Supervisão Escolar e com formação em atendimento a deficientes visuais. Atua como professora há 30 anos e desses, 17 foram dedicados ao atendimento de deficientes visuais ou múltiplas deficiências. Foi a primeira presidente do Conselho Municipal das Pessoas com Deficiências e Altas Habilidades do município de Venâncio Aires e sócia fundadora da Associação de Deficientes Visuais de Venâncio Aires, atuando também como coordenadora de programas de inclusão para empresas.
Com formação em marketing e relações humanas, André Ricardo Pflug completa o time de painelistas do seminário. Ele é roteirista, produtor e diretor de mídia audiovisual, consultor de empresas na área de comunicação e marketing e palestrante com foco na transformação de grupos em equipes.
O convite é aberto a toda a comunidade, em especial a profissionais da educação, saúde e de recursos humanos.














