A Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI) realizou na tarde da quarta-feira, 21 de agosto, o repasse dos recursos para cinco dos oito novos Arranjos Produtivos Locais (APLs), que assinaram convênio no último dia 14. No âmbito do Conselho Regional de Desenvolvimento (Corede) Vale do Rio Pardo, o repasse foi de R$ 101 mil para o primeiro ano de projeto com o APL Agroindústria Familiar Vale do Rio Pardo.
No primeiro ano, as verbas serão destinadas para a estruturação da governança e elaboração do Plano de Desenvolvimento ou de Marketing do arranjo, que receberá, ao final de quatro anos de convênio, R$ 951 mil.
Abrangendo aproximadamente 80 instituições, o APL atua principalmente no cultivo de plantas e na criação de animais. Com os recursos destinados pelo Governo do Estado, o arranjo tem como objetivo agregar mais empreendimentos, concentrando as demandas dos produtores da região.
Pertencendo à política da Economia da Cooperação, um dos eixos estratégicos da Política Industrial implantada pelo Governo do Estado, o Projeto de Fortalecimento dos APLs é coordenado pela AGDI. Conta com financiamento do programa Proredes/Bird. O apoio oferecido pelo Governo do Estado visa estimular a auto-organização de empresas, trabalhadores e instituições em APLs, com governança participativa, coordenação e plano de desenvolvimento próprio.
LANÇAMENTO
O APL Agroindústrias Familiares Vale do Rio Pardo terá seu lançamento oficial realizado no dia 6 de setembro, durante a abertura da 42ª Exposição de Orquídeas, 8ª Festa das Flores e 9ª Feira de Descontos, que acontecem nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Parque da Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul.
SAIBA MAIS
APL é uma articulação, entre empresas, trabalhadores, governo e instituição, colocados em regime de colaboração, com o objetivo de desenvolver atividades econômicas correlatas. Ele age sobre uma mesma região e estimula vínculos de produção, interação e aprendizagem. O Programa de Fortalecimento de Cadeias e Arranjos Produtivos Locais é coordenado pela AGDI.
O APL Agroindústria Familiar Vale do Rio Pardo tem por objetivo desenvolver, incrementar e incentivar as agroindústrias familiares, de forma legal, e garantir uma fonte alternativa de renda às pequenas propriedades rurais.