Início Geral Brigada abre inscrições para o Projeto PM Mirim no Bairro Bom Jesus

Brigada abre inscrições para o Projeto PM Mirim no Bairro Bom Jesus

EVERSON BOECK
[email protected]

O comando do 23° Batalhão de Polícia Militar, com sede em Santa Cruz do Sul, deu início ontem, 10, ao período de inscrições para o projeto PM Mirim da Brigada Militar. Na mesma data aconteceu a apresentação dos Índices de Criminalidade. O evento aconteceu na praça do Bairro Bom Jesus, próximo a Copame e, mesmo com chuva, contou com a presença de diversas famílias que levaram seus filhos para se inscreverem no projeto. A ação faz parte da Operação Convivência em Harmonia – Fase Comunitária, realizada naquela comunidade.
O projeto receberá até 50 crianças do Bairro Bom Jesus, de 7 a 12 anos de idade, em situação de vulnerabilidade social e que estejam matriculadas na rede de ensino. O PM Mirim já é desenvolvido pelo 23º BPM nas cidades de Venâncio Aires e Candelária e, segundo a Pedagoga Responsável pela execução do projeto, Soldado Edina Elena Moreira, a expectativa é de que a iniciativa tenha ótimos resultados em Santa Cruz do Sul, tendo em vista a experiência nos outros dois municípios.
A pedagoga explica que as crianças participam do projeto no turno inverso ao escolar, sendo 25 vagas para o turno da manhã e 25 para o turno da tarde. As inscrições acontecem até o final de novembro. Serão feitas reuniões nas duas escolas do Bairro entre a BM e as famílias através dos CPMs. “Desenvolveremos atividades que valorizem e trabalharemos a hierarquia e disciplina, defesa pessoal, meio ambiente, combate às drogas, primeiros socorros, higiene pessoal entre muitas outras”, destaca.
Moreira frisa, também, que é será feito um acompanhamento com as crianças. “Elas receberão farda e as atividades serão realizadas no Bairro e nas dependências da instituição. A criança pode permanecer até dois anos no projeto, mas se elas não estiverem bem na escola serão retiradas do mesmo. Haverá um acompanhamento escolar e familiar da evolução dos participantes. Futuramente criaremos uma Banda Marcial com alguns destes alunos”, adianta. Na primeira semana de dezembro será feita a seleção dos inscritos e a previsão é de que o PM Mirim tenha início na segunda quinzena de dezembro.

AUMENTOU O NÚMERO DE PRISÕES

Na oportunidade também foi realizada a apresentação dos índices da criminalidade, referentes ao mês de outubro, em que se destacou o aumento no número de prisões.  Os índices são apresentados e discutidos todos os meses pelos Comandantes de todos os municípios que compõem o 23º BPM, a fim de proporcionar a constante adequação do Plano de Segurança para as necessidades de cada localidade.
O subcomandante do 23° BPM, Capitão Paulo Fernando Soares do Nascimento, informou que aumento do número de prisões, de 201 em setembro para 258 em outubro, é sinalizado pelas operações realizadas pela instituição, além do setor de inteligência e do comprometimento de todo o efetivo. “Outra ação que ajudou para este resultado é a operação Sobre Rodas. O aumento do número de prisões em 28% também pode ser percebido no aumento do público no presídio com mais de 500 presos hoje”, esclarece.
Também houve diminuição no número de Roubos em 38%, de 50 em setembro para 31 em outubro, e em Furto de Veículo em 14%, de 14 em setembro para 12 em outubro, ambos em toda a região dos 24 municípios do 23° BPM.