Início Geral Clima de Natal começa a tomar conta de Santa Cruz

Clima de Natal começa a tomar conta de Santa Cruz

Restrições impostas pela pandemia alteram forma de comemoração

Ricardo Gais
[email protected]

No Shopping Santa Cruz, decoração chama atenção. Foto: Rolf Steinhaus

Chegamos perto da época mais linda e alegre do ano: o Natal. Para dar cor e deixar os dias mais alegres, as decorações natalinas começam a tomar forma nos lares e locais públicos de Santa Cruz do Sul, com luzes natalinas, árvores de Natal, músicas e vitrines recheadas com adereços alusivos à data.

Durante esse último fim de semana, a Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) deu início à instalação das decorações de Natal na Rua Marechal Floriano e na Praça Getúlio Vargas, local que contará com uma árvore natalina. Conforme o presidente da Assemp, Léo Schwingel, não haverá programação neste ano, como os eventos da Christkindfets, para evitar aglomerações em virtude da Covid-19.


Já no Shopping Santa Cruz, foi finalizada no último fim de semana toda a decoração natalina, que conta com luzes, palco do Papai Noel e uma grande árvore de Natal no centro da praça de alimentação. A decoração deve permanecer até o dia 6 de janeiro.


Segundo a gerente do shopping, Luciane Hilbig, devido às restrições do gabinete de emergências, algumas coisas não foram possíveis neste ano, como a tradicional programação com apresentação de música e outras atividades que envolvem principalmente as crianças. “Não vamos ter muitas atividades, pois em sua maioria, todas envolvem crianças e fica difícil restringirmos o acesso delas ao Papai Noel, já que elas querem abraçar e fazer fotos”, disse.


Mas o bom velhinho estará presente no shopping. Luciane comenta que está permitida a circulação do Papai Noel no interior do estabelecimento, mas mantendo o distanciamento entre as pessoas. “Haverá um local em que o Papai Noel poderá ficar e as pessoas podem fazer fotos, entretanto, a foto deve ser a distância para evitar o contato”, pontua. A gerente explica que outras possíveis atividades estão sendo discutidas.

Praça da Bandeira

A decoração realizada anualmente por um grupo de voluntárias, na Praça da Bandeira, ainda está em discussão. Conforme a primeira-dama e voluntária Teresa Cristina, é provável que nenhuma decoração seja feita, pois como as integrantes fazem parte do grupo de risco, não foram possíveis as reuniões e encontros para a confecção dos objetos.