Um tom que une a harmonia natural do verde com a tranquilidade do azul. Assim é “Lagoa Particular”, a cor de 2014 revelada pelo Colour Futures, o estudo internacional de tendências da Tintas Coral. Trata-se de uma tonalidade que reflete o equilíbrio e o desejo de descobrir. Esse azul esverdeado é gentil e versátil, permitindo combinações com diferentes tons, especialmente com verde-menta, esmeralda e ainda com nuances de madeira. A flexibilidade de “Lagoa Particular” possibilita também que ela seja usada em todos os ambientes da casa. O lançamento da cor de 2014 ocorre em uma data relevante para a Coral – a celebração dos 10 anos do Colour Futures.
O tema central do estudo chama-se “Descobrindo o Potencial”. Para este ano, o histórico de matizes mostra tons complexos que se situam entre as famílias de cores e deixam dúvida sobre qual é sua verdadeira nuance. A paleta é dividida em cinco tendências: “Revolução Silenciosa”, “Prova Substancial”, “Étnico Urbano”, “Jardim Secreto” e “Faça Agora”.
Fotos: Divulgação/RJ

Lago Particular: tonalidade que reflete o equilíbrio e o desejo de descobrir
A tendência “Revolução Silenciosa” tem como base a mudança da sociedade na forma de se comunicar. Segundo o tema, o poder está chegando às mãos dos introvertidos. Isso se reflete no design por meio da celebração da simplicidade e na aposta de criar formas belas e espaços que não “se exibem”. A paleta de “Revolução Silenciosa” é, portanto, sutil, fazendo uso de mudanças leves nas nuances e nos tons para conseguir combinações delicadas de brancos diferenciados e neutros médios. Estas tonalidades oferecem um efeito repousante e silencioso que demonstra o aproveitamento habilidoso de texturas e materiais naturais próprios dessa tendência. De acordo com o tema, nada tem mais significado de modernidade e espaço do que os brancos, e estes tons possuem um calor excepcional que cria um visual humano e aconchegante, ao invés de frio e austero.

Tendência tem como base a mudança da sociedade na forma de se comunicar
Chamada de “Prova Substancial”, essa tendência mostra que a exigência para que as pessoas sejam melhores, mais saudáveis e apresentem um equilíbrio perfeito entre o trabalho e a vida no lar resulta em uma pressão para que estejam sempre no topo. Segundo o tema, neste dia a dia tão atribulado, pode ser um conforto poder confiar em números. “Prova Substancial” aponta que, em um mundo de ambiguidade e incertezas, há algo de sedutor sobre a confiabilidade e a natureza definitiva da matemática e da ciência. Enquanto a linguagem muda, os números permanecem os mesmos, unindo as pessoas à mesma informação. Diante deste cenário, a paleta desta tendência é construída por neutros masculinos com uma aparência arquitetônica. Esses tons sofisticados de gesso, tijolo e massa de vidraceiro fornecerão a proporção maior do esquema de cores e depois serão enriquecidos com tonalidades encorpadas e profundas de esmeralda escura e sangue-de-boi.

Paleta é construída por neutros masculinos com uma aparência arquitetônica
A tendência “Étnico Urbano” indica que, em tempos de incerteza, há uma procura pelo o que é conhecido e reconhecido. De acordo com o tema, os padrões e as tradições da arte folclórica são muito diferentes ao redor do mundo, porém, mesmo que a narrativa seja mutável, existe um sentido comum de calor e comunidade que é capturado por meio de seus desenhos simples e suas ricas cores. Além disso, “Étnico Urbano” destaca que, como indivíduos, as pessoas querem pertencer a algo maior que elas mesmas. Assim, reconectar com as raízes lembra a elas de onde vieram. Esse conceito é traduzido na paleta com o uso de tons amistosos e robustos que dão uma sensação familiar, mas tem um visual inovador.

Uso de tons amistosos e robustos dão a sensação familiar
“Jardim Secreto” aborda o indefinido, o transitório e o efêmero. Essa tendência aponta que muitos artistas empregaram a qualidade tangível de imagens projetadas da natureza, tais como galhos e árvores, para somar uma aparência frágil a espaços urbanos. Adicionar um toque ou magia dessa forma cria uma nova forma de percepção ao entorno e a possibilidade de trazer luz aos cantos mais escuros da cidade. Este é um visual romântico, poético e interessante, cheio de tons brumosos que adicionam um véu sutil de surpresa de modo que o efeito total é feminino, porém, enigmático. A paleta “Jardim Secreto” é cheia de tons suaves e enevoados, como ameixas maduras, tons quase neutros de lilás e cinza. Verdes, desde o mais escuro até o menta quase pastel, também estão presentes entre as cores, ao lado dos neutros, que aparecem com um toque de rosa ou lavanda.

Paleta Jardim Secreto é cheia de tons suaves e enevoados
A última tendência do Colour Futures 2014 indica que as pessoas estão cansadas de ficar paradas, esperando por projetos que se desenvolvem devagar, e buscam por mudanças rápidas. Esse tema possui energia em exuberância e aponta que os designers também estão abraçando a transitoriedade das coisas baratas e dos materiais descartáveis para criar formas imperfeitas e estampas dramáticas. A paleta envolve discordância e contraste ou combinação e harmonização a fim de criar uma desordem proposital. Amarelo-limão efervescente, azul esverdeado intenso, o brilhante verde-esmeralda, o lima, o violeta e laranja-ardente compõem o leque de “Faça Agora”. Além disso, há o uso dos azuis, que aparecem de todos os jeitos: desde o naval até o ultramarino; o azul-céu e o azul-ciano.

Tonalidade envolve discordância e contraste ou combinação e harmonização














