Início Geral Bem-estar animal | Contra o abandono, mutirão ocorre a cada 15 dias

Bem-estar animal | Contra o abandono, mutirão ocorre a cada 15 dias

Secretaria alerta para a importância do serviço que evita o aumento da população de rua

Incentivo à adoção será destaque em feira na Praça Getúlio Vargas neste domingo
Banco de Imagens/RJ

Guilherme Athayde
[email protected]

O abandono de animais é um tema que preocupa a Administração Municipal de Santa Cruz do Sul. Na terça-feira, 13, a secretária de Bem-Estar Animal, Bruna Molz, utilizou as redes sociais para denunciar mais um caso de desamparo de dois cachorros, que foram encontrados na Rua Vereador Benno João Kist, nas proximidades da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB).

Bruna destacou que a prática de abandono é crime previsto em lei, e que o Canil Municipal opera em sua capacidade máxima, com dificuldades para abrigar novos animais. Além de colocar cães e gatos em situação de sofrimento, o aumento da população de animais nas ruas é um problema de saúde pública, com reflexos sociais e ambientais, incluindo a transmissão de doenças como raiva, leptospirose, sarna e toxoplasmose, entre outras.

Na conta da Secretaria de Bem-Estar Animal no Instagram (@secretariaanimais_scs), Bruna Molz fez um apelo à população para a utilização do serviço grátis de castração, explicando que a medida é importante para reduzir o número de animais abandonados no município. Para incentivar o acolhimento, a Prefeitura realiza nova edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos neste domingo, 18, durante o Brique da Praça Getúlio Vargas.

Além disso, a Secretaria promove a cada 15 dias um mutirão de castração gratuita de cães e gatos. A próxima edição acontece na sexta-feira e no sábado da próxima semana, 23 e 24, no CastraPet, no Bairro Santa Vitória, ao lado do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) Beatriz Franz Jungblut. “Se você tem um animal adotado por ONG ou por algum protetor independente, e tem o termo de adoção para comprovar, ou se está cadastrado no CadÚnico, no Bolsa Família, ou recebe até um salário mínimo de renda por mês, você tem direito à castração gratuita”, explicou Bruna.

Para se cadastrar é necessário comparecer no Cras ou na Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal, que fica no segundo andar do Pavilhão Central do Parque da Oktoberfest. É necessária a apresentação de documento de identidade com foto e comprovantes de residência e de renda. Também é possível encaminhar a castração na Secretaria de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, junto ao Ginásio Poliesportivo Arnão, ou no Centro de Bem-Estar Animal, na Granja Municipal, em Linha Santa Cruz, de segunda à sexta-feira, das 8h30 às 14h30.

Fique ligado

Segundo a legislação, quem abandona animal comete crime e pode cumprir pena de três meses até um ano de prisão, e pagar multa por maus-tratos. Quando a prática é feita com a utilização de um veículo ainda constitui infração gravíssima de trânsito e, além da multa, o culpado perde a habilitação para dirigir.

Denúncias podem ser feitas de forma anônima no site no endereço www.delegaciaonline.rs.gov.br, da Polícia Civil, ou ainda nos telefones 181, da Secretaria de Segurança Pública, e 197, da Polícia Civil. Em caso de emergências, o telefone é o 190, da Brigada Militar. Para tirar dúvidas, o Canil Municipal atende no telefone/WhatsApp (51) 92001-3395 e e-mail canilscs.2020@gmail. Os contatos da Secretaria Municipal de Bem-Estar Animal são o telefone/WhatsApp (51) 92001-3398 e e-mail [email protected].