
Em celebração ao Mês do Orgulho LGBTQIA+, a BAT Brasil intensificou sua agenda de ações voltadas à promoção da diversidade e da inclusão no ambiente corporativo. Reforçando seu posicionamento como uma das empresas mais acolhedoras para pessoas LGBTQIA+, a companhia participou novamente da Feira Diversa, o maior evento nacional de conexão entre talentos da comunidade e o setor empresarial, com estande próprio, iniciativas de recrutamento e presença em painéis temáticos.
Segundo Julia Vannucci, head de Talent, Cultura e Inclusão da BAT Brasil, os esforços da companhia nesse campo são parte de uma estratégia estruturada. “O compromisso da BAT Brasil com a diversidade e inclusão é estratégico e se reflete nos resultados de pesquisas internas, como a Your Voice, que mostram avanços significativos no sentimento de pertencimento, segurança psicológica e engajamento dos colaboradores”, afirma. Ela destaca que o índice de inclusão é de 89%, com 95% dos funcionários afirmando que são tratados com justiça e respeito independentemente de sua identidade, e 92% reconhecendo o apoio da liderança à pauta da diversidade.
Em 2024, a BAT Brasil recebeu nota máxima na terceira edição da pesquisa HRC Equidade BR e passou a integrar o grupo de 79 empresas certificadas como Melhores Empresas para Pessoas LGBTQIA+ Trabalharem. O reconhecimento é resultado das práticas efetivas de inclusão adotadas, conforme avaliação do Instituto +Diversidade, da Human Rights Campaign Foundation (HRC) e do Fórum de Empresas e Direitos LGBTQIA+.
A companhia mantém uma agenda contínua de ações inclusivas, com destaque para a cobertura médica de terapia hormonal de adequação de gênero, apoio à regularização do nome social e licenças específicas para uniões homoafetivas. Também promove censos internos de autodeclaração e programas de mentoria e desenvolvimento profissional voltados a colaboradores LGBTQIA+. A formação de lideranças inclusivas é outro pilar do trabalho da empresa, que já capacitou 99% de sua liderança entre 2022 e 2024 em temas como vieses inconscientes. Um novo módulo de treinamento, intitulado “Verdadeiramente Inclusivos”, deve ser implementado até junho de 2026.
Outras ações incluem a publicação da Cartilha de Diversidade & Inclusão, a atuação de comitês internos e o canal Speak Up, voltado ao acolhimento de denúncias e enfrentamento à discriminação. Com essa trajetória, a BAT Brasil busca ir além do reconhecimento e consolidar um ambiente onde a diversidade seja sinônimo de inovação, desempenho e compromisso social.














