Início Geral Expointer | Cavalo de Santa Cruz conquista títulos em Esteio

Expointer | Cavalo de Santa Cruz conquista títulos em Esteio

Las Gurizas Fogonero, da Cabanha Rancho de Gaudérios, sagrou-se campeão
em duas modalidades – Foto: Divulgação

Lucca Herzog
[email protected]

A Cabanha Rancho de Gaudérios, de Santa Cruz do Sul, que não participava da Expointer havia 15 anos, voltou a se destacar na maior feira agropecuária da América Latina, que ocorreu entre 30 de agosto e o último domingo, 7 de setembro, no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio. No dia 31 de agosto, o potro Las Gurizas Fogonero, de apenas 2 anos e 8 meses, conquistou dois títulos na 48ª edição da feira.

Las Gurizas Fogonero venceu nas classes Potranco Menor e Reservado de Grande Campeão Macho, o que representa o título de vice-campeão nacional na raça de cavalos crioulos. O animal, pertencente aos sócios Tibicuera Menna Barreto de Almeida (proprietário da Cabanha Rancho de Gaudérios, em São José da Reserva) e Gabriel Ghisleni (dono da Cabanha Vento Bravo, em Linha Santa Cruz), liderou mais de 2 mil concorrentes avaliados pelos jurados.

Segundo Ghisleni, o animal demonstrou potencial desde que foi adquirido. “O caminho começou a partir da aquisição do potranco com o amigo e criador Júlio Costa, da Cabanha Las Gurizas, de Cruz Alta. Ele devia ter 1 ano e 9 meses, e começamos a preparar o animal com o intuito de sair em algumas exposições. Ele começou a evoluir bem e ali já começou o sonho de tentar levar para Expointer”, recorda o criador.

Para Gabriel, o resultado só aumenta a paixão pelo cavalo crioulo. “Esse prêmio é o reconhecimento de toda a luta, o trabalho, a dedicação de todos os envolvidos, que valeu muito a pena”, vibra. Agora, o criador planeja participar da Federação Internacional de Criadores de Cavalos Crioulos (FICCC), a “copa do mundo do cavalo crioulo”, que acontecerá no Uruguai, em 2026. “Nosso cavalo já nos deu tantas alegrias, queremos ir lá sim, para fazer bonito. Temos certeza que o Fogonero vai abrilhantar as pistas lá no Uruguai”, projeta.

HOME