Início Esportes Velocidade | Dobradinha gaúcha na reestreia do circuito de Santa Cruz do...

Velocidade | Dobradinha gaúcha na reestreia do circuito de Santa Cruz do Sul

Diego Collet, de Casca, vence a corrida 1 da Fórmula Truck, com Tiago Bellaver, de Farroupilha, no segundo lugar

Fotos: Reprodução YouTube/Planeta Caminhão

José Carlos Ferreira – [email protected]

A prova de reinauguração do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul, neste domingo, 14, teve pilotos gaúchos nas primeiras colocações. Diego Collet, Casca, venceu a corrida 1 da sétima etapa da Fórmula Truck, com Tiago Bellaver, de Farroupilha, na segunda posição. O paranaense Márcio Ramon foi o terceiro colocado.

A disputa dos pesados da classe FT – bomba injetora – foi eletrizante do começo ao fim. Com pista molhada pela chuva que chegou na madrugada e persistia no início da tarde, vários caminhões rodaram logo na curva 1. No complemento da volta inaugural, o piloto Paulo César Seco, de Erechim, chocou-se contra o muro da lateral direita da reta principal, inclusive com separação da cabine do restante do corpo do veículo.

As equipes de resgate e até os diretores da F-Truck, Roberto Cirino e Gilberto Hidalgo, correram para retirar o piloto e o levaram para o ambulatório do complexo esportivo. Enquanto o erechinense se recuperava, sem perigo, a prova, paralisada em bandeira vermelha, foi retomada com nova largada. Após diversas alterações no bloco de frente dos pilotos, Diego Collet comemorou a vitória no Circuito Oswaldinho de Oliveira.

GT Truck
O piloto de Casca quis mais na corrida 2, que reuniu os caminhões com injeção eletrônica na pista já mais seca e sem chuva. Collet largou da oitava posição do grid e foi travar a primeira contra João Santa Helena, de Colombo (PR), que partiu do terceiro posto. No final, o paranaense prevaleceu, foi o primeiro a receber a flâmula quadriculada e fez o giro de comemoração segurando a bandeira de Santa Cruz. Collet terminou em segundo lugar e Jorge Ribeiro, de Pelotas, em terceiro.

Corrida 3 dos pesados
A terceira corrida dos pesados no dia – a quarta e última da programação – foi o Troféu Speed Max, com 20 minutos e uma volta extra. O gaúcho Robson Portaluppi, de Bento Gonçalves, venceu a prova com seu GT de injeção eletrônica e o curitibano Thiago Mânica foi ganhador entre os de bomba injetora.

Comemoração em família
A Fórmula Fusca teve duas baterias de disputas no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul e a celebração dos vencedores foi em família. Na tarde de sábado, 13, o experiente Moacir Fighera, de Santa Maria, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar. Neste domingo, o filho, Daniel Fighera, assumiu o volante do Fusca #88 e faturou a corrida 2.

Público supera expectativas
Estimado em até 25 mil pessoas, o público no festival de velocidade da reinauguração do Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul superou a previsão. Mais de 30 mil pessoas acompanharam as atividades no loc neste domingo. A organização decidiu abrir os portões do Parque de Eventos ao final da corrida 2. Também nos dias anteriores houve muita movimentação no complexo, incluindo os grupos que montaram acampamentos ao longo da semana.

HOME