
Divulgação/Corede VRP
Em assembleia ampliada realizada na última sexta-feira, 19, o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede VRP) definiu os projetos que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular 2025. A reunião, marcada pela expressiva participação de lideranças regionais, estabeleceu as prioridades que estarão disponíveis para escolha da comunidade entre os dias 6 e 10 de outubro, por meio digital – via site oficial e WhatsApp.
Para a região que abrange o Vale do Rio Pardo e o Centro Serra, composta por 23 municípios, serão destinados R$ 2.228.571,43. O montante será dividido igualmente entre os três projetos mais votados, com cerca de R$ 742.857,00 para cada um. Conforme o modelo adotado em anos anteriores, dois projetos beneficiarão municípios do Baixo Vale e um será destinado à região do Centro Serra. Para que um município seja contemplado, é necessário que ao menos 2% de seus eleitores participem da votação.
A cédula contará com seis propostas, abrangendo as áreas de Transportes, Turismo, Meio Ambiente, Desenvolvimento Urbano e Desenvolvimento Rural. A diversidade temática reflete os diferentes interesses e necessidades da população regional. Para exercer o direito ao voto, o cidadão deve estar munido de seu título de eleitor. A votação poderá ser realizada pelo site oficial da Consulta Popular (consultapopular.rs.gov.br/) ou pelo WhatsApp, através do número (51) 3210-3260.
O presidente do Corede VRP, Heitor Álvaro Petry, destacou a importância da participação popular no processo. “É momento de mobilizar a comunidade para participar da votação, que já acontece entre 6 e 10 de outubro. São projetos muito importantes e que já serão contemplados no Orçamento do Governo do Estado de 2026”, afirmou Petry.
Projetos da cédula de votação da Consulta Popular
Transportes – Revitalização do aeroporto de Santa Cruz do Sul para consolidá-lo regionalmente no suporte em emergências, saúde e negócios
Turismo – Divulgação do potencial turístico do Vale do Rio Pardo
Desenvolvimento Rural – Fortalecimento da agricultura familiar: para comercialização de produtos das agroindústrias familiares
Turismo – Sinalização turística do Vale do Rio Pardo
Desenvolvimento Urbano – Planejamento urbano em pequenos municípios gaúchos
Meio Ambiente – Implantação de rede de abastecimento de água em comunidade rural














