Início Educação A comunicação como auxiliar na educação

A comunicação como auxiliar na educação

Alyne Motta – [email protected]

Estimular a leitura, a redação, a desinibição, a integração com a comunidade escolar, despertar talentos e valorizar a comunicação oral e escrita, de forma dinâmica e prática, possibilitando que os alunos expressem sua criatividade. Esses são os objetivos de projetos realizados pela Escola Willy Carlos Frohlich, o Polivalente.
Pensando nisso, a professora de Língua Portuguesa, Rita de Cássia, passou a coordenar atividades que envolvem a linguagem oral e escrita.  Nisso, surgiram os projetos da rádio Polifolia e do jornal Poliáguias, desenvolvidos na escola há alguns anos, pelos alunos da 8ª série.

CAPACITAÇÃO
Como forma de capacitar os alunos, a professora realizou oficinas com profissionais e visitas aos meios de comunicação do município e estado, incluindo o Riovale Jornal. “Fomos à RBS TV, Rádio Atlântida, ao curso de Comunicação Social e outros lugares para aprenderem como eram as produções”, afirma Rita de Cássia.

Alyne Motta

A turma 81 em visita ao Riovale Jornal

Mais do que ver de perto como funcionam os meios de comunicação, recebem dicas de como falar bem, roteiro de programas, linguagem radiofônica, estrutura da notícia, entre outras. As palestras com professores também fazem parte da capacitação dos estudantes.

Alyne Motta

A turma 82 também conheceu nossa estrutura

POLIFOLIA
Semanalmente, os estudantes são divididos em grupos, que criam roteiros de programas contendo músicas e notícias. Como a escola possui um sistema de caixas de som por todos os ambientes, os alunos reúnem-se durante 15 minutos e colocam no ar a programação que escolheram.

POLIÁGUIAS
Divididos em duplas ou em trios, os estudantes selecionam temas que integram cada uma das edições do jornal. Tendo os assuntos listados, vão à busca de informações, entrevistando fontes e fazendo pesquisas. Com o material redigido, ocorre a revisão, diagramação e encaminhado para impressão.