Início Editorial A experiência na construção pessoal e política

A experiência na construção pessoal e política

As eleições realizadas em Santa Cruz do Sul, escolheram Helena Hermany (PP) para o cargo de prefeita a partir do próximo ano. Helena, de longa experiência na vida pública, voltará a ser prefeita, cargo que ocupou em 2008. Na época, ela era vice-prefeita e assumiu o governo municipal após a renúncia de José Alberto Wenzel, que saiu da Prefeitura para trabalhar no Governo do Estado. Naquele ano, Wenzel assumiu a chefia da Casa Civil do Rio Grande do Sul.

Helena Hermany ocupou uma série de outros cargos públicos: vereadora, secretária municipal, e atualmente, é vice-prefeita. Ela possui uma longa trajetória de serviços prestados ao Município. Dos candidatos desta recente eleição, ela é a que possui maior experiência – uma qualidade que, muitas vezes, não é valorizada na sociedade imediatista em que nos encontramos. Interessante perceber que, na política, a lógica imediatista não é tão rigorosa. A experiência, nesta área, costuma ser um aspecto muito favorável, porque, de fato, a política exige uma trajetória sólida, uma construção pessoal.

Isso não impede que o aspecto da “novidade” seja importante na política. Muitos dos candidatos dessa última eleição, têm plenas condições de continuar desempenhando um papel decisivo na vida pública. A construção exige continuidade, mesmo que algumas derrotas se apresentem.

Nessa eleição, chamou a atenção também a escolha de Elstor Desbessell (PL) para o cargo de vice-prefeito, após uma trajetória de décadas voltada à comunidade, seja no serviço público, no esporte, no secretariado municipal e no Legislativo.

Esperamos que Helena e Elstor possam manter muitas das coisas boas que existem em Santa Cruz do Sul, seja na economia, na saúde, na educação. Mas que, nas mais diversas áreas, não faltem tentativas de melhorar ainda mais o que existe em Santa Cruz.