Início Educação A guerra contada através do rock

A guerra contada através do rock

Alyne Motta – [email protected]

Muita história pra contar do rock contra a guerra. Baseado neste assunto, o Colégio Mauá realizou na terça-feira, 10 de julho, em duas sessões, a 5ª edição do seu tradicional Aulão de História, alusivo ao Dia Mundial do Rock, celebrado oficialmente amanhã, 13 de julho.
Este ano buscou-se analisar o contexto histórico das décadas de 1960 a 2000, sob o tema “O Rock contra a Guerra”, através de linguagens como a música, teatro, fotografia, televisão e cinema. “Não é uma tarefa fácil, mas mais uma vez cumprimos nosso dever”, avalia o professor Waldy Lau Filho, coordenador do projeto.

Rolf Steinhaus

Na celebração do Dia Mundial do Rock, o que nao poderia faltar era o rock

Ao todo, 75 alunos, professores e convidados participaram desta edição. Conforme Waldy, esta edição buscou a sensibilidade das pessoas em relação ao tema. “Tivemos muito cuidado com o humor, para não se tornar uma palhaçada. Falar sobre guerra, mesmo na visão do rock, é um assunto pesado”, explicou o professor.

Rolf Steinhaus

Encenações teatrais retrataram momentos históricos

“Mudamos um pouco a concepção, mas percebemos que o público gostou e veio junto”, analisou Waldy. Devido ao assunto, este ano não ocorreram apresentações de dança. Entre os convidados, houve a participação do Grupo Instrumental da escola, interpretando a canção Imagine, de John Lennon.

Rolf Steinhaus

Uso de imagens retratou a guerra através do rock

As duas sessões do aulão, uma às 10h, destinada para alunos da 8ª série e Ensino Médio do Mauá, e outra às 20h, para a comunidade, estiveram lotadas. O ingresso foi um quilo de alimento não perecível, destinado a obras assistenciais mantidas pelo Colégio ao longo do ano.
   
HOMENAGEM ESPECIAL
Este ano, a homenagem do aulão foi para uma das mais importantes e tradicionais bandas de Santa Cruz do Sul, a Viúva Negra, atuante há muitos anos no município. “Conseguimos fazer um resgate com muitas fotos da banda e materiais raros, como um ingresso de show”, declarou o professor Waldy.

Divulgação/RJ

Viúva Negra foi a banda homenageada da noite

Segundo ele, foi possível conhecer muito bem a banda desde sua primeira formação. Para simbolizar a homenagem, a Viúva Negra recebeu uma camiseta alusiva ao aulão de história. O encerramento das apresentações não poderia ser diferente: com muito rock.