Início Sem categoria A língua alemã esteve presente na festa

A língua alemã esteve presente na festa

Alyne Motta – [email protected]

Quem circulou pela 27ª Oktoberfest, principalmente na entrada da Feirasul, encontrou diversas salas que proporcionavam os mais diferentes aprendizados. Seja através da gastronomia, com a escola de culinária, com as histórias contadas no espaço cultural ou as aulas de alemão.
Durante todos os dias da festa, a Escola de Língua Alemã Auf gut Deutsch proporcionou aos visitantes da festa o contato direto com a língua germânica. As aulas diárias, com duração em média de 45 minutos, eram gratuitas e dinâmicas, com músicas, jogos e contos de fada.
“Falar a língua alemã com fluência é um diferencial para conquistar uma série de oportunidades. Além de culto e moderno, o idioma abre muitas portas no meio profissional e pessoal e a Oktoberfest pode ser um primeiro contato com a língua”, destacou Jaqueline Bender, proprietária da Escola.
As aulas eram divididas em três momentos. O primeiro eram cantos em alemão, com o aprendizado de músicas típicas. Após ocorria um contato direto do idioma com frases de apresentação pessoal. Por fim os educadores distribuem jogos com os mais conhecidos contos de fadas.
O intercambista da Aiesec, Sven Veismann, esteve presente na 27ª Oktoberfest. O jovem auxiliou a equipe da escola na preparação das atividades culturais sobre a Alemanha, que foram oferecidas para a comunidade. De acordo com a estudante Cynthia Juruena, a presença dele reforçou ainda mais o ensino da língua.

CENTRO DE LÍNGUAS
O Centro de Línguas e Culturas da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) também esteve presente no local. Com uma programação cultural, as temáticas que aparecem nos contos de fadas, como a floresta, os castelos e a diligência, foram abordadas em alemão e português.
Entre as atrações havia um destaque para os contos recolhidos da tradição oral alemã pelos Irmãos Grimm, que publicaram muitas das histórias que povoaram e povoam o imaginário infantil no mundo inteiro, como O Gato de Botas, Gata Borralheira, Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve e Rapunzel.

Ana Souza

As soberanas da Festa da Alegria com os professores e o intercambista Sven