Início Geral A nova presidente nacional da OASE é de Santa Cruz

A nova presidente nacional da OASE é de Santa Cruz

Elfi Roedel, de 68 anos representará mulheres de todo País até 2025

Luciana Mandler
[email protected]

Elfi Roedel – Divulgação

Na última quinta-feira, 24, ocorreu de forma on-line a eleição da nova diretoria da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas (OASE) em nível nacional, que pertence a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). A nova presidente é moradora de Santa Cruz do Sul e se chama Elfi Roedel, de 68 anos. Natural de Blumenau, Santa Catarina, há 36 anos reside no Município, onde já considera seu lar e onde construiu sua família.

Foi em Santa Cruz, em 1994, que se entregou às ações da OASE. De lá para cá, foi ocupando cargos na diretoria e hoje colhe os frutos do trabalho que vinha desempenhando. “Sinto uma grande responsabilidade. Aqui já tinha responsabilidade, mas agora somam todos os Sínodos”, comenta. Orgulhosa do importante papel que realizou até aqui, Elfi destaca que foi eleita ao concorrer com mais 18 presidentes Sinodais.

Frente à diretoria nacional, Elfi pretende continuar sua linha de ações, com prioridade para o trabalho diaconal e ajudar aqueles que mais precisam, além de seguir os 10 objetivos traçados pela OASE nacional em meados da década de 80. A entidade, que completa 122 anos em 15 de agosto deste ano e foi fundada em São Paulo, hoje conta com mais de 26 mil mulheres e dois mil grupos. Além de Elfi, a tesoureira da OASE nacional, Clarisse May, também é do Sínodo Centro – Campanha Sul.

Em Santa Cruz do Sul, a OASE completou 111 anos no dia 17 de junho. No Município, o projeto considerado a “menina dos olhos” é o “Alegria e Esperança”, que atende crianças e adolescentes do Bairro Bom Jesus, no turno inverso da escola, nas terças e sextas-feiras à tarde.

“O projeto existe há 28 anos e realizamos um trabalho especial com essas crianças e adolescentes. Hoje, com a pandemia e suas restrições atendemos cerca de 20 jovens, mas geralmente são em torno de 70”, alegra-se ao lembrar.

Elfi, em plenos 68 anos tem muita energia e vitalidade. Entre seus hobbys estão: golf e tênis. Inclusive, ela revela que através dos grupos que os esportes lhes proporcionaram, consegue fazer com que suas amigas também contribuam de alguma forma com as ações da OASE, seja com compra de ingressos para chás, almoços, jantares e outros eventos organizados pela entidade.

Para finalizar, Elfi acredita que com o apoio e o trabalho realizado por todas as mulheres é que foi possível chegar à presidência. “Assim como me espelhei em outras mulheres sei que outras se inspiram em mim. Isso é uma motivação para continuar e ver que o caminho está certo. Somos mulheres que doamos um pouco de nós para o próximo”, conclui. O objetivo seguirá sendo de levar o trabalho diaconal e alegria, bem como proporcionar acolhimento mútuo.

HONRA E ORGULHO

Marlene Fuerstenau é presidente da OASE Centro de Santa Cruz do Sul, que conta com 123 senhoras associadas. “Nós, da OASE Centro sentimo-nos extremamente honradas e orgulhosas com a nossa representante Elfi”, sublinha. “É uma mulher de muita fibra, prestativa, persistente e muito dedicada à causa da entidade: Comunhão, Testemunho e Serviço”, acrescenta.

Ao longo dos próximos quatro anos, Marlene acredita que Elfi seguirá colocando a fé em ação, objetivo das mulheres da OASE. Entre as atividades estão: reuniões e reflexão espiritual; atividades do Departamento de Trabalho Manuais para venda nas promoções da OASE; promoção de jantares galinhadas e chá beneficentes; visitas domiciliares e hospitalares a doentes; visitas aos aniversariantes com mais de 80 anos da Comunidade Centro e OASE; distribuição de ranchos a famílias carentes e apoio ao “Projeto Alegria e Esperança”.

No entanto, em virtude da pandemia não há reuniões presenciais e os estudos bíblicos são on-line. Uma das mulheres, membro da OASE está confeccionando máscaras, que são vendidas em alguns pontos do comércio local, assim como na secretaria da comunidade. A renda é revertida para o trabalho social que a entidade realiza.

DIRETORIA

Presidente: Elfi Roedel – Sínodo Centro – Campanha Sul
Vice-presidente: Noeli Maria Dunck Dalosto – Sínodo Mato Grosso
Secretária: Nélvi Werkhäuser Herpich – Noroeste Rio-Grandense
Vice-secretária: Liani Plegge – Sínodo Planalto Rio-Grandense
Tesoureira: Clarisse May – Sínodo Centro – Campanha Sul
Vice-tesoureira: Nelci Persons – Sínodo Rio dos Sinos